Como os ruídos interferem nos pacientes de radiologia

blur-hospital_1203-7957

Ruídos podem estressar pacientes em centros de diagnóstico, mas como a clínica pode reduzir esse incomodo?

Trabalhar para aprimorar o conforto do paciente deve ser uma das prioridades de clínicas e hospitais. Quando se trata de departamentos de radiologia ou centros de diagnóstico, é comum perceber certa tensão ou nervosismo nos pacientes.

Uma pesquisa publicada no Journal of Radiology Nursing afirma que o excesso de barulho nos consultórios é uma das maiores causas de estresse no paciente. Muitas vezes, o ruído se torna excessivo por tentativas de clínicas de abafar ruídos com músicas ou até mesmo imagens relaxantes.

Esses ruídos que acabam agravando o nervosismo de alguns pacientes podem ser de máquinas ou equipamentos ou de outros pacientes com traumas, nos casos de hospitais. Além disso, ainda existe os sons de campainhas, portas, telefone, conversas altas e equipamentos desregulados.

Soluções para clínicas
Equipamentos radiológicos tem seus sons característicos, sejam eles mais altos ou mais baixos. O que a clínica não pode fazer é aceitar e acomodar-se.

As soluções para esses problemas estão exatamente onde eles acontecem. Rever normas culturais dentro das próprias clínicas ou departamentos de radiologia podem ajudar. Orientar todos os profissionais da clínica a manter um ambiente sem perturbações é o primeiro passo.

Além disso, muitas vezes bastam apenas correções mecânicas ou acústicas para criar um ambiente mais calmo e favorável para o paciente que já está lidando com seus próprios desconfortos.

Manter um ambiente clínico totalmente calmo pode ser um desafio, já que sons em excesso são estressantes e seu oposto, o completo silêncio também. Porém, é dever da clínica eliminar qualquer tipo de ruído que seja desnecessário.

De acordo com especialistas, o que é ouvido pelos pacientes deve refletir os mesmos valores e excelência que os cuidados que sua clínica oferece.

Equipamentos radiológicos
Além desse estresse causado por todos os ruídos que uma clínica produz, ainda existe o fato de que muitos pacientes ficam assustados no momento da realização de seus exames por conta do barulho do próprio equipamento.

Pensando nisso, a GE Healthcare lançou um equipamento para Ressonância Magnética totalmente sem ruídos. Essa nova tecnologia reduz significativamente o nervosismo dos pacientes, principalmente dos idosos, sensíveis a sons, além dos vindos de trauma e pediátricos.

Os benefícios para a clínica do uso desse novo aparelho são imagens com mais qualidade, redução na necessidade de uso de contraste, diminuição nos atrasos devidos a pacientes nervosos e redução nos artefatos.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos