Os serviços de saúde devem ser humanizados, acolhedores, sem julgamentos, reconhecendo os direitos de cada paciente. E nisso se insere, também, a utilização do nome social.

Nome social é o nome pelo qual pessoas preferem ser chamadas no dia a dia, ao invés de seu nome registrado em cartório no nascimento, que não reflete a sua identidade de gênero.

Ou seja, trata-se de um direito da pessoa LGBTQIA +, que, tantas vezes sofrem discriminações quanto a sua identidade de gênero e orientação sexual.

Por isso, instituições de saúde devem impedir a violação desse direito desde o primeiro contato do paciente com a clínica. E nisso se encaixa a utilização do nome social.

Nome social, um direito de todas as pessoas

A adoção do nome social na administração pública foi regulamentada pelo Decreto Nº 8.727/2016 de 28 de Abril de 2016, com o objetivo de evitar a exposição desnecessária de pessoas trans e travestis, como o constrangimento de ser tratado de uma forma que não condiz com a condição humana, psicológica, moral, intelectual e emocional da pessoa.

Assim como Instrução Normativa 1.718/2017, que se refere à inclusão e exclusão de nome social no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Portanto, é importante reforçar a importância do respeito e empatia pelas pessoas, acolhendo e amparando a individualidade de cada indivíduo, principalmente em uma instituição de saúde.

Prontuário e fichas cadastrais

Chamar o paciente pelo nome que ele escolheu demonstra respeito e faz com que ele se sinta mais confortável, além da instituição mostrar que está disposta a realizar um atendimento humanizado de qualidade. Tornando-se assim, um grande diferencial na hora de fidelizar o paciente.

No prontuário e agenda dos sistemas da Medcloud, ao cadastrar um novo paciente, o usuário consegue inserir além do nome que consta nos documentos, também o nome social.

Lembrando que, o nome social não é um campo obrigatório, visto que nem todas as pessoas possuem um. Cabe, portanto, ao profissional no momento do cadastro ter empatia e respeito, evitando perguntas constrangedoras ou julgamentos.

Comentários