Experiência

Metade dos pacientes sofre de ansiedade sobre procedimentos radiológicos

Pinterest LinkedIn Tumblr

De acordo com pesquisa realizada pela Bayer, metade dos pacientes se sente ansioso sobre procedimentos de diagnóstico por imagem.

A Bayer divulgou resultados de uma pesquisa global que envolveu mais de sete países, 1.000 pessoas e avaliou a experiência de pacientes com procedimentos radiológicos. Foram avaliadas experiências com ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas.

Dentre os entrevistados, 162 eram dos Estados Unidos. A pesquisa concluiu que metade dos americanos, se sentia ansioso antes de realizar um desses procedimentos radiológicos.

Apesar do sentimento, essa mesma proporção afirmou que mesmo assim, se sentia bem informada e satisfeita com relação a seus procedimentos no geral.

Porém, quase um quarto desses pacientes norte-americanos, afirmou que mais contato face a face com os profissionais da radiologia seria útil para combater essa ansiedade. Já 15% deles, sente a necessidade de algum tipo de suporte eletrônico, como um vídeo explicativo sobre o processo.

Destaque também para a qualidade da consulta com o radiologista, que foi apontada como fator mais importante na experiência para a maioria dos entrevistados. Além disso, apenas 18% afirmou que prefere os resultados de seus exames interpretados por um computador ao invés de um profissional da área.

Interação radiologista – paciente
Estes indicativos mostram a importância de preparar o paciente adequadamente antes do procedimento. Um paciente mais tranquilo resulta em uma imagem de melhor qualidade, uma vez que dessa forma existe menos possibilidade de que haja movimentos no momento do exame.

De acordo com Dra. Jocelyn Rapelyea, professora e diretora do Programa de Residências em Diagnóstico por Radiologia e diretora associada do Programa de Imagem e Intervenção de Mamas na The George Washington University essa ansiedade pode ter duas razões. Alguns pacientes têm esse stress causado pelo próprio procedimento, e outros por receio do resultado.

Ainda de acordo com Dra. Rapelyea, é importante que os departamentos de radiologia entendam as necessidades de seus pacientes para gerar imagens com cada vez mais qualidade.

Comentários