Experiência

Não comparecimento de pacientes pode prejudicar o sistema de saúde

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Ferramentas que enviam lembretes de agendamento podem ser a solução para não comparecimentos e oportunidades de atendimento perdidas em saúde.

Um artigo publicado o Journal of the American College of Radiology descobriu que alguns recortes sociais e raciais são mais associados a não comparecimento a consultas e exames.

A pesquisa foi realizada no Boston Children’s Hospital, dos EUA e os especialistas procuraram entender melhor essas porque os pacientes não compareciam na data agendada, concentrando-se nas consultas de ultrassom neonatal na instituição.

Eles descobriram que as faltas eram mais frequentes entre os pacientes do Medicaid (programa social estadunidense que auxilia no pagamento de despesas de saúde de populações vulneráveis), mães e crianças negras e pacientes que residem em bairros de Boston com taxas mais altas de pobreza e desemprego.

“Existe uma necessidade urgente de criar intervenções destinadas a reduzir oportunidades de atendimento perdidas para controlar os custos de saúde, melhorar a qualidade do atendimento e reduzir as desigualdades na saúde em geral”, afirma Dra. Valerie Ward, chefe de equidade e inclusão oficial da Boston Children’s e uma das autoras da pesquisa.

“É importante que essas recomendações para intervenções sejam centradas no paciente em sua implementação, a fim de garantir a melhoria da qualidade geral dos cuidados de saúde e evitar o agravamento das disparidades”.

Para o estudo, os pesquisadores revisaram retrospectivamente os dados de pacientes com 28 dias de idade ou menos que tiveram consultas ambulatoriais para a realização de ultrassonografia de cabeça, quadril, rim ou coluna.

A análise abrangeu os anos de 2008 até 2018 e os exames foram agendados tanto no campus principal do hospital quanto em quaisquer sites satélites. As oportunidades de atendimento perdidas foram classificadas como qualquer cancelamento ocorrido menos de 24 horas antes do horário agendado ou não comparecimentos.

Os autores propuseram aos líderes de hospitais que busquem por softwares como sistemas de agendamento centrados no paciente que enviem lembretes de compromissos, quanto intervenções estruturais – melhorando o atendimento e aumentando a representatividade minoritária na força de trabalho da especialidade estudada.

Solução para o problema de oportunidades de atendimento perdidas

O não comparecimento a consultas ou exames por esquecimento é um problema extremamente comum. Mas, como orientado pelos autores da pesquisa, é fácil implementar condutas que auxiliem em sua resolução.

E o software de gestão da Medcloud ajuda a resolver este problema. No RIS Medcloud, a confirmação de consultas e exames via e-mail, SMS ou WhatsApp já vem integrada.

Essa funcionalidade envia automaticamente um link de confirmação do agendamento para o paciente, o lembrando de comparecer, e caso for necessário, de cancelar. E a clínica ainda pode programar a antecedência do envio.

É uma maneira eficiente de confirmar os procedimentos, e acabar com horários vazios na agenda, encaixar os pacientes que estão na lista de espera, e evitar que pacientes percam oportunidades de atendimento, colaborando para o bom funcionamento do sistema de saúde como um todo.

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