Coronavirus

6 desafios para Radiologistas pós pandemia

Pinterest LinkedIn Tumblr

A pandemia do COVID-19 vem trazendo grandes desafios para radiologistas e para a comunidade médica em geral. De acordo com um relatório publicado na Academic Radiology, existem alguns desafios principais que os profissionais da Radiologia devem enfrentar no mundo pós pandemia.

No ano passado, a Associação de Radiologistas Universitários, órgão norte-americamo, realizou sua mesa redonda anual da indústria acadêmica. Na reunião, estiveram presentes 16 radiologistas de 12 departamentos acadêmicos e sociedades radiológicas e 14 líderes da indústria de 11 empresas.

O painel identificou os seguintes seis temas principais que a comunidade e profissional devem abordar após o COVID-19:

1. Resiliência individual e organizacional:

De acordo com os pesquisadores, em uma época tão desgastante, física e mentalmente, buscar o equilíbrio entre esgotamento e alegria da profissão é o primeiro desafio enfrentado por médicos radiologistas.

2. Equilibrar a falta de acesso à saúde:

É necessário contratar equipes com diversidade e trabalhar na inclusão de pacientes que vivem em áreas com poucos recursos.

3. Determinar responsabilidade social da Radiologia:

Equiparar as desigualdades de acesso expostas pela pandemia é dever de todos os profissionais de saúde, de acordo com o relatório.

4. Modelos de negócios colaborativos:

Estabelecer novos modelos de negócios colaborativos que promovam conhecimento aproximando o mercado de trabalho da academia.

5. Priorizar avanços tecnológicos:

É necessário que Radiologistas – e centros de imagem – adequem-se a novas modalidades de trabalho proporcionadas por tecnologias cada vez mais completas.

6. Telessaúde e trabalho remoto:

Implementar ferramentas de gestão, como PACS e RIS, que permitam interoperabilidade para acompanhar o crescimento da telerradiologia.

Comentários