Entenda como funciona e como os atuais eventos vem transformando a adesão das Teleconsultas em todo o mundo.

Como o próprio nome sugere, teleconsulta é uma das vertentes das telemedicina e permite que pacientes consultem seus profissionais de saúde sem a necessidade de ir até o consultório, via videochamada.

Para entender completamente a Teleconsulta precisamos compreender, primeiramente, os conceitos de Telemedicina.

O Conselho Federal de Medicina define a Telemedicina como “o exercício da Medicina que utiliza metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em Saúde”.

A Telemedicina, quando aplicada à saúde pública, é chamada de Telessaúde e se dedica a romper obstáculos geográficos com o uso da tecnologia.

Os principais objetivos das Teleconsultas são agilizar diagnósticos, facilitar o atendimento a pessoas que vivem em áreas mais remotas ou tem dificuldade de locomoção e ainda reduzir custos e otimizar tempo dos profissionais.

Teleconsultas e coronavírus

Com a pandemia de COVID-19, a teleconsulta ganha também a função de proteger pacientes e médicos da exposição ao novo coronavírus.

As mudanças temporárias devido a pandemia ajudaram a reduzir algumas das barreiras à adoção da telessaúde e permitiram que os provedores acelerassem rapidamente a tecnologia para prestar serviços aos pacientes em casa e frear a disseminação do COVID-19.

Hospitais de todo o mundo estão adotando a modalidade de telemedicina para suas realidades ou então vendo a adesão as teleconsultas aumentar a cada dia. E o esperado é que a tendência continue no mundo pós-pandemia.

Embora haja necessidade de visitas médicas no local, a telessaúde e o monitoramento remoto precisarão se tornar parte do “novo normal”.

Como funciona a teleconsulta

Considerando a interação entre as partes envolvidas, ou seja, paciente e profissional da saúde, a teleconsulta pode ser síncrona ou assíncrona.

A forma síncrona indica um atendimento imediato, com perguntas sendo feitas e respondidas em tempo real através de uma plataforma que realize chamadas de vídeo ou a troca instantânea de mensagens.

Já a forma assíncrona se refere ao atendimento realizado em horários diferentes, através de tecnologia que permita o envio de questões e respostas em algumas horas ou dias.

Esse formato costuma ser empregado quando não há urgência nas respostas, ou mesmo em situações que não exigem a interação direta, como na telerradiologia.

Para realizar a teleconsulta, a clínica médica precisa de um sistema com tecnologia de ponta que garanta a segurança dos dados repassados entre profissionais da saúde e entre paciente e médico, além do armazenamento seguro destas informações.

Medcloud Live

A ferramenta para Teleconsultas da Medcloud, o Medcloud Live, permite que pacientes e médicos realizem chamadas de vídeo com facilidade e segurança através de qualquer navegador de Internet via computador ou dispositivos móveis.

Ainda conta com end-to-end encryption (criptografia de ponta a ponta), latência de milissegundos (excelente qualidade de áudio e vídeo), salas e duração de calls ilimitadas.

Além disso, os usuários médicos poderão acompanhar exames e monitorar resultados de imagem integrados ao Medcloud Live, proporcionando uma experiência ainda mais completa de Telemedicina.

A plataforma já conta com todas as integrações e expertise da empresa no segmento de gestão de exames, incluindo o registro Anvisa e HIPAA Compliance.

Disponibilizado completamente sem custos para auxiliar no combate a pandemia, o Live está disponível em português, inglês e espanhol e pode ser utilizado por instituições de saúde ou profissionais liberais.

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