PACS

PACS Medcloud para Radiologia Veterinária Volante

Pinterest LinkedIn Tumblr

Atualmente, o Medcloud é o PACS em maior crescimento entre clínicas e serviços de Radiologia Veterinária.

A procura por um companheiro de quatro patas aumentou significativamente em meio às medidas de isolamento e distanciamento social, adotadas desde o início da pandemia.

Motivadas pela busca de companhia para o isolamento, muitas pessoas que já cogitavam adotar, desde então deram um novo lar a milhares de pets no país.

Seguindo a mesma lógica, aqueles animais de estimação que já tinham um lar, agora passaram a conviver com seus tutores em tempo integral e, com isso, receberam uma atenção muito maior. O que elevou o número de idas a pet shops e clínicas veterinárias para consultas e exames.

Seguindo esse movimento, o mercado que envolve o cuidado com animais de estimação, principalmente de pequeno porte, teve um aumento significativo. E a Radiologia Veterinária seguiu essa tendência.

Radiologia Veterinária Volante

Com suas especificidades, a prática da Radiologia Veterinária tem muitas diferenças quando comparada a Radiologia humana. As unidades móveis são grandes exemplos disso.

As unidades móveis ou volantes são nova tendência no atendimento aos pets e estão conquistando o mercado da Radiologia Veterinária. Por isso, atualmente, muitos médicos e serviços optam por realizar os exames utilizando unidades móveis, que são cada vez mais comuns e se apresentam como alternativa economicamente mais viável para as clínicas.

As unidades móveis são veículos, geralmente furgões adaptados, onde os radiologistas vão até clínicas – ou em alguns casos, até a casa do tutor – com um aparelho de Ultrassom ou Raio X portátil, realizam o exame, e depois retornam com o laudo via sistema PACS.

Realizado o exame, o radiologista por sua vez, pode trabalhar laudando as imagens de forma remota, seja na própria unidade móvel, em um escritório de um serviço de Telerradiologia ou em sua própria casa.

Utilizando um sistema PACS em nuvem, o compartilhamento desses exames com as clínicas veterinárias e com os próprios tutores também é  facilitado.  Uma vez que o radiologista vai até o local e realiza o exame, além de armazenar ele consegue visualizar as imagens, laudar e compartilhar o exame completo em uma mesma plataforma.

PACS Medcloud para Veterinária

Com o PACS Medcloud, o radiologista ou ultrassonografista veterinário encontra uma ferramenta ideal para seu modelo de trabalho. Por se tratar de um Cloud PACS, as imagens são armazenadas na nuvem, que podem ser acessadas de qualquer lugar.

Isso dá ao radiologista mais flexibilidade e mobilidade para trabalhar. Uma vez que as imagens estão sempre disponíveis, basta ter a senha, estar conectado à internet e ter acesso a uma workstation de qualidade.

O armazenamento de imagens na nuvem também elimina problemas comuns do storage em locais físicos, em que os materiais podem ser roubados ou extraviados, além de estarem sujeitos a danos como a ação do tempo.

Quando as imagens são armazenadas em CDs ou pendrives também é comum que sejam incompatíveis com um ou outro computador. Isso sem falar na dificuldade de identificar e organizar essas mídias, para que sejam localizadas depois.

Uma alternativa encontrada por alguns profissionais da área são aplicativos de armazenamento em nuvem gratuitos como Google Drive e Dropbox. O que também não é ideal, pois além de espaço limitado, não garante a segurança que imagens médicas necessitam.

Por último e não menos importante, a Telerradiologia é um investimento mais barato para as clínicas, em comparação com os custos de ter um especialista em radiologia veterinária trabalhando presencialmente. E para o radiologista, o trabalho remoto permite o aumento da produtividade e dos ganhos.

Com funcionalidades e ferramentas criadas para otimizar o fluxo de trabalho, como visualizador DICOM online, reconhecimento de voz e reconstrução de imagens tridimensionais, o PACS atende todas as necessidades de radiologistas veterinários que trabalham com unidades móveis ou centros de Telerradiologia.

Com a Medcloud o investimento ainda é personalizado. Assim, a assinatura é baseada na volumetria de exames realizados e você só paga o que usar.

Comentários