Gestão

O que é Telerradiologia?

Pinterest LinkedIn Tumblr

Tudo que você precisa saber sobre a Telerradiologia, modalidade da Radiologia praticada remotamente.

A Telerradiologia é uma modalidade de trabalho da Radiologia que permite que os profissionais trabalhem por home office e laudem exames remotamente com a utilização de sistemas PACS. Nesses casos, há a possibilidade de que esses médicos tenham seus próprios serviços de laudos e ofereçam para centros de imagem e hospitais.

Com várias vantagens tanto para o profissional, quanto para o paciente, a Telerradiologia torna possível que pessoas que moram em áreas do país que não contam com tantos médicos radiologistas, possam ter acesso a diagnósticos de qualidade.

Para o profissional, permite a criação e expansão de novos negócios, modelo de trabalho flexível e aumento na produtividade e ganhos.

Existem inúmeros motivos que fazem com que um radiologista decida adotar esse molde de trabalho. Quando se pensa em trabalhar em casa, a primeira coisa que vem em mente é o conforto. O profissional pode decidir seus horários e montar seu ambiente de trabalho de acordo com sua preferência.

Outra grande vantagem é eliminar o deslocamento e, consequentemente, o trânsito. O tempo que ele gastaria com transportes, o telerradiologista pode usar para trabalhar, para ficar com a família, ou com qualquer outra atividade que escolher.

A velocidade no diagnóstico é outro ponto de extrema importância para o crescimento da Telerradiologia. Em casos de emergência, é possível diagnosticar um paciente mesmo quando não há um médico radiologista presente no hospital.

Para isso, é necessário que ele tenha uma estação de trabalho de qualidade, com monitores que permitam a leitura das imagens em alta definição para um diagnóstico preciso e eficiente, além de um sistema de compartilhamento dessas imagens.

Ferramentas

A telerradiologia funciona a partir da combinação entre equipamento com tecnologia digital, plataforma PACS e um técnico em radiologia treinado para conduzir os exames.

Por isso, a escolha de um sistema eficiente é fundamental para o bom funcionamento de um serviço de Telerradiologia. Para oferecer laudos com qualidade, os radiologistas precisam de uma plataforma que permita visualizar, laudar e compartilhar exames.

A grande vantagem de ter o trabalho associado a soluções como da Medcloud é a junção de todas as ferramentas que o Telerradiologista necessita em um único local. No mesmo portal que o médico acessa para visualizar as imagens, ele também encontra uma ferramenta de laudos integrada.

Totalmente baseado na computação em nuvem, o PACS da Medcloud foi pensado para eliminar os problemas no compartilhamento de exames de imagem e entrega de resultados. Através do mesmo sistema, o radiologista compartilha exames completos com laudos, imagens e anexos com a clínica, solicitante ou com o próprio paciente

Com o portal de resultados, os contratantes podem acessar o histórico de exames a qualquer momento via internet, seja pelo computador, smartphone ou até mesmo smart tv.

Fator importante também para auxiliar na velocidade no diagnóstico de casos de urgência ou emergência.

Segurança e Investimento personalizado

A Medcloud oferece uma solução PACS ideal para o trabalho remoto de Radiologistas ou para empresas de Telerradiologia. Completamente em nuvem e com registro da Anvisa e da norte-americana HIPAA, confere segurança e solidez para seus exames e dados privados de seus pacientes já em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Tudo isso sem necessidade de investimento inicial com a instalação de equipamentos locais e com assinatura personalizada de acordo com a volumetria de exames de cada empresa.

Comentários