Durante o mês de dezembro, campanhas dedicadas a prevenção do HIV/Aids, demais ISTs são realizadas em todo o Brasil.

O Dezembro Vermelho é uma campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, e tem como objetivo uma grande mobilização nacional na luta contra o HIV e a Aids. A data chama atenção também para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (sigla HIV em inglês). O vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças, tendo os linfócitos T CD4+ como as células mais atingidas.

Portanto, o HIV é capaz de alterar o DNA dessa célula, fazer cópias de si mesmo e, depois de se multiplicar, rompendo os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Em 1988, o Ministério da Saúde, seguindo orientação da Organização das Nações Unidas (ONU), criou o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado anualmente no dia 1º de dezembro, como forma de conscientizar os brasileiros sobre a Aids e o HIV.

Após alguns anos, em 2017, o governo federal lançou a Lei 13.504, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV e à Aids, movimento chamado Dezembro Vermelho. O nome está relacionado a cor que simboliza a luta contra a doença e o respeito às pessoas soropositivas.

IST

Recentemente, além do HIV, a prevenção das demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) também foram incluídas nas campanhas de Dezembro Vermelho.

Antigamente chamadas de DST, as IST são infecções que se manifestam, geralmente, pela surgimento de feridas, verrugas, corrimentos, ou ainda através de dor pélvica, ardência ao urinar e lesões na pele.

Por este motivo, uma das formas de diagnosticar precocemente a presença de uma IST é observar o corpo durante o banho e momentos de higiene pessoall. O tratamento é fundamental para interromper a cadeia de transmissão e, sobretudo, melhorar a qualidade de vida. Quando não tratada de forma adequada, a IST pode provocar complicações graves, podendo levar o paciente à morte.

Comentários