Saúde

Agosto Laranja e Dourado: Esclerose Múltipla e aleitamento materno em evidência

Pinterest LinkedIn Tumblr

Com a chegada do mês de agosto, iniciamos duas campanhas de extrema importância, o Agosto Laranja e Agosto Dourado, que chamam atenção para a conscientização sobre a Esclerose Múltipla e sobre a importância do aleitamento materno, respectivamente.

Nas campanhas de saúde, cada mês tem uma ou mais cores, e elas são associadas a temas geralmente ligados à saúde e que merecem a atenção da população, servindo como um alerta geral e foco da conscientização por determinado período de tempo. E agosto não é diferente, com duas cores – laranja e dourado – que representam respectivamente: esclerose múltipla e aleitamento materno.

Agosto Laranja

A campanha de cor laranja é dedicada a Esclerosa Múltipla, uma doença neurológica, crônica e autoimune, que atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora a esclerose múltipla não tenha cura, o diagnóstico precoce é muito importante para o controle da doença.

Dentre os sintomas mais frequentes da esclerose múltipla estão: a presença de visão dupla ou turva (presentes também na neurite óptica), formigamentos espalhados pelo corpo, espasmos musculares, fraqueza, fadiga e até mesmo falta de equilíbrio para se locomover.

Agosto Dourado

Já o dourado é utilizado para abordar a importância do aleitamento materno. Considerado o alimento mais puro e completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance da criança desenvolver diversas doenças e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.

De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de idade.

Comentários