Durante o mês de fevereiro, as cores roxa e laranja são utilizadas nos meios de comunicação para alertar sobre a conscientização e combate de algumas doenças.
As cores laranja e roxo têm significados importantes, como o alerta, cuidado, conscientização de algumas doenças que a população não tem muito conhecimento sobre os sintomas e consequências no cotidiano do indivíduo, pois algumas dessas doenças não possuem cura e sim um tratamento qualificado e prolongado.
A cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar sobre um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.
Roxo
A campanha do Fevereiro Roxo foi criada em 2014, em Uberlândia, Minas Gerais, para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Alzheimer.
Por serem doenças crônicas, mas que podem ser tratadas o lema da primeira edição das campanhas foi “se não houver cura, que ao menos haja conforto”. Além disso, o Fevereiro Roxo é uma excelente oportunidade para esclarecer dúvidas a respeito delas.
O Alzheimer é uma doença que se manifesta com uma série de sintomas neuropsiquiátricos e comportamentais, sendo o mais conhecido deles a perda da memória de curto prazo. Geralmente ocorre em pessoas com idade mais avançada.
A Fibromialgia é uma doença que causa dor que nos tecidos de todo o corpo, principalmente na musculatura, causando muita sensibilidade. Costuma ser acompanhada por fadiga e alterações no sono, na memória e no humor.
Já o Lúpus é uma doença inflamatória causada quando o sistema imunológico ataca o próprio corpo, podendo afetar pele, sangue, rins e cérebro. Assim como as outras duas, o tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas e garantir uma melhor qualidade de vida.
Laranja
Fevereiro também é um mês de falar sobre a Leucemia e a cor laranja ganha destaque, trazendo uma importante mensagem de conscientização e combate à doença.
A leucemia é um tipo de doença que se inicia na medula óssea, onde o sangue é produzido.
A campanha alerta sobre a prevenção e, consequentemente, frisa a importância da doação de medula óssea.
Exames que devem ser realizados rotineiramente se enquadram na prevenção da leucemia. É necessária atenção para qualquer alteração no sangue que possa surgir nestes exames e caso exista suspeita da leucemia, é realizado um exame chamado mielograma, no qual é coletado uma pequena quantidade de medula óssea e se o resultado for positivo, o tratamento deve der iniciado imediatamente.