Melhorar a experiência que o paciente tem na sua clínica é extremamente importante para o sucesso do seu negócio e a tecnologia pode te ajudar nessa missão.

O desafio de melhorar serviços de radiologia continuamente é mais importante do que nunca. Cada vez mais os fornecedores precisam prover uma experiência positiva a seus pacientes.

Saber reconhecer, avaliar e implementar mudanças para atender às suas necessidades é fundamental. Para isso, existem pequenas tarefas de fácil aplicação para serem implementadas nos centros de imagem que os oferece uma vantagem competitiva com relação aos concorrentes.

Entender a necessidade de melhoria contínua da qualidade é parte da resposta. A implementação é o diferencial. As chaves para o sucesso da melhoria da qualidade incluem começar com um plano sólido e bem entendido, entender as funções e responsabilidades individuais, revisão contínua dos processos e visão de futuro.

Tecnologia aliada

As soluções digitais para gestão operacional e clínica também auxiliam no monitoramento da experiência do seu paciente. Além de possibilitar também a implementação de ferramentas para oferecer praticidade e comododidade a seus clientes.

A integração RIS-PACS da Medcloud permite que clínicas e hospitais tenham ferramentas essenciais para o sucesso de empresas da área de saúde.

Pesquisas de satisfação

Aplicar pesquisas de satisfação é fundamental para entender pontos negativos e positivos tanto do atendimento quanto do serviço prestado pela instituição.

Uma vez entendido quais são os pontos fortes e em quais devem melhorar, gestores podem traçar estratégias personalizadas para melhorar a experiência de seus pacientes e fidelizá-los.

Auto agendamento e pagamento online

Um dos primeiros pontos que impacta negativamente a experiência do paciente é o tempo de espera em recepções e salas de espera. Tão essencial quanto a excelência nos procedimentos, a instituição ainda precisa garantir a agilidade em todas as etapas do atendimento.

E o tempo gasto pelo paciente na recepção para aguardar check-in e pagamento de procedimentos, pode ser um fator importante para a satisfação do cliente.

Utilizando ferramentas que disponibilizem módulos de auto agendamento e pagamento online, o paciente consegue agendar e pagar seu procedimento pela Internet e já elimina uma tarefa que costuma ser demorada. E isso se traduz em mais agilidade no momento do check-in na recepção.

Envio de mensagens importantes via WhatsApp

Práticas simples como o envio de algumas mensagens via WhatsApp podem melhorar diversos pontos da jornada do paciente e melhorar toda a experiência dos seus clientes com seu negócio.

O envio de lembretes e links de confirmação de consultas, exames e procedimentos reduz taxas de não comparecimento, grande problema enfrentado por instituições de saúde. Além disso, instruções de preparo de exame também podem – e devem – ser enviadas para o WhatsApp do paciente.

Com a utilização do RIS Medcloud, o envio dessas mensagens pode ser automatizado para gerar ainda mais produtividade entre a equipe da sua clínica.

Portal de Resultados

A existência de um portal para que os pacientes acessem seus exames pela Internet, também é uma forma de fidelizar pacientes clientes e aprimorar a jornada. Quando é oferecido para o paciente opções, e ele elimina a necessidade de um novo deslocamento até a clínica apenas para buscar a sacola de resultados.

Colocar o paciente num papel mais ativo no cuidado com a própria saúde é empoderá-lo. E quando ele se sente em uma posição de maior controle, é mais favorável que ele volte a escolher sua clínica ou até mesmo a indique para conhecidos.

Através de portais de resultados, pacientes acessam seus exames com toda a segurança e qualidade pelo computador ou celular. Além disso, ele ainda tem todo seu histórico clínico de exames reunido e com fácil acesso.

Comentários