MedCloud

Por que integrar RIS e PACS?

Pinterest LinkedIn Tumblr

Para ter uma gestão completa e alcançar os resultados desejados, é necessário a integração das ferramentas RIS e PACS em hospitais e centros de imagem.

Ferramenta necessária para hospitais e centros de imagem, o PACS serve tanto para complementar as modalidades digitais quanto para atender às demandas crescentes de produtividade.

O PACS provou ser uma solução econômica para o gerenciamento e distribuição de imagens radiológicas para instalações que realizam milhares a dezenas de milhares de estudos radiológicos por ano.

No entanto, o PACS sozinho pode não fornecer os resultados desejados, a menos que esteja totalmente integrado com um RIS compatível com DICOM, bem como uma interface DICOM completa com modalidades de imagem.

Quando o RIS, o PACS e as modalidades operam e funcionam como um único sistema, os usuários podem reduzir os custos de filmes e impressão, reduzir os requisitos de espaço físico para armazenamento e aumentar a produtividade devido à melhor utilização dos ativos de radiologia.

Mais importante, esse sistema melhora significativamente o atendimento aos pacientes e médicos solicitantes.

Um sistema PACS em nuvem permite acesso quase instantâneo a imagens e dados de pacientes. Em conjunto com um RIS e outros sistemas de informação clínica, as imagens podem ser integradas ao laudo e a outros dados do paciente (como relatórios de laboratório, farmácia, cardiologia e enfermagem).

Além disso, um arquivo de um RIS/PACS integrados pode fornecer acesso a todas as imagens de radiologia e dados do paciente em tempo real.

Com um serviço de worklist da modalidade DICOM em funcionamento, o sistema praticamente elimina a entrada de dados redundantes ou a reconciliação manual de estudos interrompidos, outra melhoria de produtividade.

Como obter a melhor integração RIS/PACS?

A chave para obter resultados bem-sucedidos com um PACS depende muito da arquitetura de arquivamento, da infraestrutura de rede e da integração DICOM completa entre RIS, PACS e modalidades de imagem.

Além de garantir registro único do paciente, tornando o gerenciamento das informações mais completo quando combinado a outros dados clínicos, quando uma instituição contrata uma solução que já oferece PACS e RIS integrados, os processos de gerenciamento são otimizados.

Essa integração é garantida com os sistemas da Medcloud, completamente baseados na nuvem. Por isso, o PACS em nuvem permite que os dados sejam cruzados e as imagens gerenciadas mesmo a partir de acesso remoto.

A integração com o RIS também em nuvem consolida essa base, criando um registro de acesso universal para que radiologistas possam consultar dados sem ter de sair de um sistema e ingressar em outro.

A integração do PACS e RIS ainda auxilia na redução de custos, por fatores como diminuição no número de impressões de impressão, eliminação de taxas de servidores locais e também porque permite aumento da produtividade de toda a equipe.

Uma vez com o ambiente RIS e PACS nativamente integrado na nuvem da Medcloud, problemas frequentes relatados pelo mercado como falta de integrações, limitações quanto a licenciamento e acesso Web foram naturalmente sanados.
Além dos benefícios de um produto único com RIS e PACS em nuvem, a Medcloud inova mais uma vez adicionando sua IA ao RIS, além dos apps para dispositivos móveis.

Mais do que prover uma experiência nova aos usuários, a Medcloud levou em consideração frustrações relatadas por clientes ao utilizar soluções de mercado estagnadas que acabam por limitar fluxos operacionais de clínicas e hospitais.

Comentários