Quando as pessoas pensam em radiologistas, é comum que achem que radiologistas ficam restritos em salas de leitura interpretando estudos e imagens.
O aumento da comunicação direta entre radiologista e paciente é fundamental para quebrar essa percepção. O que consequentemente é apontado como fator que os fará demonstrar valor não somente para os pacientes, mas também para os demais profissionais de saúde.
Uma análise publicada na Current Problems in Diagnostic Radiology abordou como o radiologista pode se beneficiar desse aumento de comunicação com os pacientes. Estudos anteriores geralmente eram focados nos benefícios para os pacientes.
1. Compreender o impacto de seu trabalho
De acordo com Dr. Arvind Vijayasarathi da Universidade da Califórnia, Los Angeles e Dr. Richard Duszak Jr. da Universidade Emory, Atlanta, quando os radiologistas tem maior contato com seus pacientes, eles conectam seu trabalho ao impacto que ele causa na vida de daquele paciente e da sua família.
Além disso, esse contato pode influenciar em como ele irá interpretar estudos de casos similares no futuro. Ou seja, ele demonstra valor enquanto agrega conhecimento que irá ajudar novos pacientes.
2. Reduz burnout
O Burnout ainda é um grande problema para quase metade dos radiologistas. Sair de suas salas onde trabalham, muitas vezes sozinhos e em silêncio, para interagir com pacientes pode reduzir grandemente o estresse desses profissionais.
3. Melhores relatórios
Graças ao impulso da saúde em direção a cuidados baseados em valor e ao crescimento de portais de resultado, os médicos solicitantes não são mais as únicas pessoas que leem relatórios de radiologia.
E interagindo com pacientes diretamente, os radiologistas conseguem obter informações que os ajudarão a construir laudos melhores.
“Revisando os achados de imagem com os pacientes, respondendo a perguntas, esclarecendo declarações ambíguas ou equívocos, os radiologistas podem obter informações relevantes a partir das perspectivas do paciente que podem informar suas práticas em andamento”, afirmam os autores.
4. Mais adesão ao acompanhamento
Quando o paciente tem uma explicação detalhada do radiologista sobre o diagnóstico, ele entende melhor a condição e dá mais atenção ao acompanhamento.
5. Enfatiza o valor do radiologista para a saúde como um todo
A comunicação direta permite ao radiologista mostrar ao paciente o valor que ele tem em toda a jornada.
E ainda, uma vez que pacientes e solicitantes se acostumam a ver mais o radiologista presente, eles entendem mais sobre a qualidade do trabalho desse profissional, o que, segundo os autores, valoriza toda a categoria.