Tratada como tendência, a Interoperabilidade entre sistemas pode transformar a saúde e já deve ser uma prioridade.

Com o rápido avanço da tecnologia, cada vez mais soluções digitais são parte importante da vida de todos nós. Por isso, cada vez mais ferramentas, sistemas e até mesmo aplicativos são utilizados para as mais diferentes finalidades.

Com essa grande quantidade de sistemas para diferentes atividades, novas necessidades acabam surgindo para facilitar o acesso e a integtração de informações, um deles é a Interoperabilidade.

A Interoperabilidade é a capacidade das informações digitais se comunicarem mesmo vindas de diferentes sistemas digitais, softwares e programas, agregando ainda mais valor e relevância justamente por possuir fontes diversas.

Dessa forma, esses sistemas digitais são capazes de funcionar simultaneamente, independentemente de diferenças como arquitetura de software.

Com o uso cada vez maior de soluções digitais para os mais diferentes tipos de trabalho e com a protagonização dos dados no contexto corporativo, a capacidade de integração se tornou essencial.

Impacto na Saúde

A saúde é uma das áreas que mais pode sentir o benefício da interoperabilidade, pois transforma tanto a experiência do paciente, quanto a rotina dos profissionais.

A interoperabilidade na saúde é fundamental em uma realidade onde existem tantos sistemas digitais que funcionam especificamente para cada setor. Dessa forma, as informações sobre os pacientes podem ser completas contemplando toda sua jornada, o que se traduz em um diagnóstico muito mais rápido preciso.

Com a importância de um olhar abrangente para os dados em um contexto de tomada de decisão, a interoperabilidade já é fundamental para um segmento digitalizado e eficiente.
Para isso, é necessário utilizar de recursos ou formas que permitam essa integração mesmo entre sistemas de diferentes “linguagens”.

A utilização das chamadas API, protocolos que padronizam como os dados são representados, é uma das principais formas de garantir a Interoperabilidade na saúde.

Com isso, todos os dados de saúde (cadastro do paciente e todas as informações criadas durante sua jornada) podem ser reconhecidos e lidos em diferentes ferramentas. Assim elas podem contribuir para que o conhecimento da equipe de profissionais de saúde seja muioto mais completa, assim como seu diagnóstico.

Benefícios da Interoperabilidade na Saúde

Redução de custos
Ao contar com sistemas e dados integrados, a instituição consegue reduzir custos de diversas formas.

A principal delas devido à Interoperabilidade é a tomada de decisão mais inteligente baseada nos dados, que permite a gestão dos recursos e tempo da melhor forma possível. A eliminação de exames e procedimentos desnecessários ou repetidos é um exemplo disso.

Maior produtividade para os profissionais
Ao utilizar plataformas capazes de se comunicar, a equipe de profissionais ganha em produtividade devido ao fácil acesso a informações que anteriormente poderiam demandar um tempo muito maior.

Melhora no diagnóstico
Com a interoperabilidade, o histórico médico do paciente é facilmente acessado, o que permite que todos os atendimentos sejam feitos de forma muito mais ágil e inteligente — o que permite um entendimento aprofundado do paciente como um todo, melhorando o nível do tratamento e dos diagnósticos.

Comentários