Telerradiologia: entenda como funciona na prática

telerad

Entenda um pouco mais sobre a telerradiologia, ou seja, a prática à distância da radiologia.

Essa modalidade de trabalho possui várias vantagens tanto para o profissional, quanto para o paciente. Nela, é possível que pessoas que moram em áreas do país que não contam com tantos médicos radiologistas, possam ter acesso a diagnósticos de qualidade.

A velocidade no diagnóstico é outro ponto importante da telerradiologia. Em casos de emergência, é possível diagnosticar um paciente mesmo quando não há um médico radiologista presente no hospital.

Além disso, ela permite que esses profissionais trabalhem por home office ou até mesmo tenham seus próprios serviços de laudos e ofereçam para centros de imagem e hospitais.

Flexibilidade
Existem inúmeros motivos que fazem com que um radiologista decida adotar esse molde de trabalho. Quando se pensa em trabalhar em casa, a primeira coisa que vem em mente é o conforto. O profissional pode decidir seus horários e montar seu ambiente de trabalho de acordo com sua preferência.

Outra grande vantagem é eliminar o deslocamento e, consequentemente, o trânsito. O tempo que ele gastaria com transportes, o telerradiologista pode usar para trabalhar, para ficar com a família, ou com qualquer outra atividade que escolher.

Para isso, é necessário que ele tenha uma estação de trabalho de qualidade, com monitores que permitam a leitura das imagens em alta definição para um diagnóstico preciso e eficiente, além de um sistema de compartilhamento dessas imagens.

Dr. Felipe Lopes é médico radiologista e trabalha no modelo remoto. Ele atende centros de diagnóstico e hospitais na região do Rio de Janeiro. Além de laudar exames, Dr. Felipe também atende por home care, modalidade que o radiologista vai até o paciente para realizar o exame. Ele conta que escolheu esse formato de trabalho pela praticidade que oferece.

“Optei trabalhar no molde remoto pela redução de custo e na agilidade na resolução dos laudos. Trabalhando dessa forma aumentamos a produtividade, assim conseguimos aumentar também o faturamento.”

Na área da radiologia há mais de 20 anos, Dr. Marco Antonio Canosa também atua na região do Rio de Janeiro. Atualmente ele trabalha por home office ou no próprio serviço de radiologia.

Rentabilidade
Dr. Marco diz que nas grandes cidades o tempo gasto com deslocamento entre os locais de trabalho pode ser de até 3 horas e que, economizando esse tempo, conseguiu aumentar sua produtividade. “Era um tempo perdido que hoje posso transformar em produção, ou simplesmente em lazer e diversão”.

De acordo com Dr Canosa, o telerradiologista é quem faz sua remuneração, isso porque ele não recebe por horas trabalhadas, e sim de acordo com a produtividade. Além disso, esse profissional ainda pode se especializar e, com isso, aumentar ainda mais seu rendimento.

“Se você é um profissional com experiência em uma determinada subespecialidade, como radiologia convencional ou tomografia computadorizada por exemplo, poderá optar por laudar aquilo que mais gosta, o que faz melhor e mais rapidamente, maximizando a sua produtividade”, conta.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos