Assim como na medicina humana, a área da telerradiologia veterinária vem crescendo exponencialmente e ganhou espaço durante a pandemia.

Seguindo essa tendência de mercado, muitos radiologistas veterinários especialistas em laudo estão oferecendo seus serviços para cada vez mais centros de diagnósticos, clínicas e hospitais.

Com a pandemia e o isolamento social, tutores começaram a passar mais tempo com seus animais e assim, ter mais atenção com a saúde dos pets. O que impulsionou o crescimento do número de unidades móveis que realizam exames em animais de estimação.

Quando os animais são os pacientes, pode-se dizer que a importância da radiologia é ainda maior. Isso porque eles não conseguem explicar para seus médicos seus sintomas. Sendo assim, o exame de imagem é fundamental.

Estudos também mostram que os millennials – geração que mais gasta com animais de estimação – preferem receber as informações de forma mais visual. Por isso, realizar exames de imagem pode ser uma forma de aproximar médicos veterinários de seus clientes.

Outra vantagem é a democratização do tratamento de qualidade dos pets. Sabemos que o número de profissionais qualificados na área da radiologia veterinária também é maior nos grandes centros.

Felizmente, por meio da telerradiologia veterinária é possível realizar o diagnóstico dos exames de clínicas que ficam em cidades distantes, além de hospitais que não têm a mão de obra especializada necessária.

Como funciona a Telerradiologia na medicina veterinária

A telerradiologia veterinária é um ramo da telemedicina. Nela, a partir do uso de tecnologias da informação e comunicação, como o PACS da Medcloud, profissionais veterinários especializados em radiologia prestam serviços laudando exames de imagem de animais.

Na área da veterinária, a Telerradiologia funciona basicamente da mesma forma que na humana. O telerradiologista precisa de uma estação de trabalho de qualidade e de um sistema eficaz para receber as imagens feitas em um centro de diagnóstico e posteriormente laudá-las.

O PACS em nuvem permite que o médico veterinário obtenha as imagens nas unidades móveis e envie para radiologistas veterinários das centrais, ou acesse visualizador DICOM, ferramentas de laudo e compartilhamento e laude as imagens na própria unidade utilizando a Internet com toda a segurança que o processo exige.

Com a Medcloud o radiologista pode ainda ter contato direto com tutor e veterinário solicitante, o que facilita e agiliza o processo de diagnóstico do paciente.

Além disso, o histórico médico do animal fica reunido e disponível para acesso do tutor via portal de resultados ou aplicativo para smartphones Medcloud.

Vantagens para o Radiologista

Com o PACS Medcloud, o radiologista tem as imagens armazenadas na nuvem, que pode acessar de qualquer lugar, seja no consultório, em casa ou qualquer lugar que desejar.

Isso dá ao radiologista mais flexibilidade e mobilidade para trabalhar, já que as imagens estão sempre disponíveis, basta ter a senha, estar conectado à internet e ter acesso a uma workstation de qualidade.

O armazenamento de imagens na nuvem também elimina problemas comuns do storage em locais físicos, em que os materiais podem ser roubados ou extraviados, além de estarem sujeitos a danos como a ação do tempo.

Quando as imagens são armazenadas em CDs ou pendrives também é comum que sejam incompatíveis com um ou outro computador. Isso sem falar na dificuldade de identificar e organizar essas mídias, para que sejam localizadas depois.

Uma alternativa encontrada por alguns profissionais são aplicativos de storage em nuvem gratuitos como Google Drive e Dropbox. O que também não é ideal, pois além de espaço limitado, não garante a segurança que imagens médicas necessitam.

Por último e não menos importante, a Telerradiologia é um investimento mais barato para as clínicas, em comparação com os custos de ter um especialista em radiologia veterinária in loco. E para o radiologista, o trabalho em home office permite o aumento da produtividade e dos ganhos.

Com a Medcloud o investimento ainda é personalizado. A assinatura é baseada na volumetria de exames realizados e você só paga o que usar.

Comentários