Setembro Verde: Conheça a campanha de prevenção ao câncer de intestino

logo-slogan

Dentre as várias cores que o mês de Setembro ganhou, conheça as campanhas de prevenção ao câncer de intestino e ao suicídio.

Setembro já é um mês popularmente ligado a campanha Setembro Amarelo. Nela, são promovidas ações que buscam a prevenção do suicídio e dar destaque à saúde mental. Porém, desde 2016, no Brasil, setembro ganhou uma nova cor: o Verde.

Setembro Verde

O Setembro Verde foi idealizado pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP), Sociedade Catarinense de Gastroenterologia (SCG) e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Estadual SC (SOBED-SC) e tem como objetivo alertar sobre o câncer de intestino.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer colorretal (ou no intestino) deverá ser o segundo mais incidente em Santa Catarina em 2019, atrás apenas do câncer de traqueia/pulmão. E um dado tem preocupado os médicos: o aumento de casos em pessoas cada vez mais jovens.

Esse tipo de câncer é altamente curável quando diagnosticado cedo. Por isso a importância de manter os exames em dia. De acordo com os organizadores da campanha, cerca de 90% dos casos podem ser evitados.

Setembro Amarelo

O mês também já havia sido escolhido para pautar a saúde mental em função do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, que acontece no dia 10 de Setembro. Em prática desde 2012, o Setembro Amarelo foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O objetivo principal da campanha é conscientizar as pessoas de que o suicídio pode ser evitado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos. No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos. Por isso, ações preventivas são fundamentais para reverter essa situação.

Mais posts do blog

ver todos