Ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia é uma grande aliada de instituições de saúde para oferecer um atendimento humanizado a seus pacientes.

Com o constante aumento do uso da tecnologia para diversas etapas do atendimento, o debate sobre a humanização está cada vez mais em pauta. Procedimentos mais padronizados e complexos tem contribuído para uma ideia de distanciamento na relação médico – paciente.

Porém, a realidade pode representar o completo oposto desse pensamento. Isso porque a humanização do atendimento vai muito além da quão simpático ou comunicativo o atendente ou médico é.

Atendimento humanizado se refere principalmente valorizar os relacionamentos interpessoais e a resolver as dores e problemas do paciente da melhor forma possível. É aqui que a tecnologia entra como grande aliada.

Importância do atendimento humanizado

Fazer seu paciente se sentir mais acolhido e respeitado é o pilar de um atendimento humanizado. Isso acontece quando toda a equipe envolvida em sua jornada, entende o paciente como um individuo com necessidades, preferências e vontades.

Para isso, é necessário integrar qualidade técnica da equipe e qualidade na relação não apenas com o paciente, mas muitas vezes também com os familiares. Esse relacionamento influencia diretamente na eficácia do tratamento.

Pacientes mais satisfeitos tem uma tendência muito maior a cumprir todas as orientações médicas com mais precisão, uma vez que tem confiança e segurança naquilo que os foi passado. O que faz toda a diferença também para toda a cadeia de saúde.

Além do mais, por estarem mais satisfeitos, tanto com o atendimento quanto com o sucesso de seu tratamento, esses pacientes se tornam clientes fieis das instituições de saúde, retornando quando necessário e até mesmo fazendo indicações a familiares e amigos.

Ferramentas para atendimento humanizado

Em muitos contextos, oferecer um atendimento humanizado pode ser um desafio para clínicas e hospitais por diferentes motivos. Para isso, a tecnologia pode ser um diferencial decisivo para melhorar a relação entre provedores e pacientes, e a fidelização de clientes.

Desde melhores equipamentos até automatização de processos de gestão, a tecnologia oferece suporte para a prestação de serviços com mais qualidade, agilidade e precisão.

Na prática, o uso de diferentes tecnologia pode ajudar de diferentes maneiras, possibilitando a coleta e a análise de dados dos pacientes de forma mais rápida por prontuários digitais e exames online, agilizando o atendimento e reduzindo filas de espera, aumentando a precisão e agilidade no diagnóstico e muito mais.

Além disso, outro fator importante é a diminuição da sobrecarga dos profissionais de saúde devido à automatização das tarefas, deixando-os com mais tempo livre para oferecer um atendimento diferenciado ao paciente, sempre focado no fator humano.

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