PACS

Começar na nuvem ou migrar para a nuvem?

Pinterest LinkedIn Tumblr

Para empresas do setor médico, utilizar plataformas em nuvem não é mais uma questão de se, mas de quando.

A utilização de plataformas em nuvem para a gestão de clínicas, hospitais e centros de imagem, que era apontado como tendência, agora é uma realidade. Portanto, apenas questão de tempo para que as instituições mais resistentes se adequem.

Por ter seu espaço consolidado no mercado há mais tempo, alguns gestores ainda priorizam a contratação de ferramentas locais para gestão, principalmente PACS, mesmo apresentando inúmeras desvantagens.

Porém, com os rápidos avanços tecnológicos, as soluções locais estão ficando cada vez mais obsoletas. Nesse movimento, clínicas e hospitais que já possuiam soluções locais estão migrando para a nuvem.

Porém, começando na nuvem a economia para as instituições varia entre 40 a 55% em comparação com os que migram de um sistema RIS e/ou PACS local, ou até mesmo de planilhas e sistemas alternativos.

Isso acontece porque além de precisar enviar todos os exames já armazenados para a nuvem – por exigência da resolução do CFM Nº 1.821/070 que define aos prestadores a obrigatoriedade do armazenamento de imagens e laudos por 20 anos – a instituição já realizou investimentos de implementação e adequação para o servidor local.

Vantagens financeiras da nuvem

A primeira vantagem é que no caso da ssoluções em nuvem, o serviço contratado dispensa investimento para instalação. Além disso, uma vez que os dados ficam todas armazenados na nuvem, não é necessário instalar nenhum tipo de equipamento na unidade.

Por isso, a clínica também não precisa dispor de espaço físico para alocar o servidor e nem contratar pessoal responsável. Soluções de gestão em nuvem oferecem suporte qualificado para atender todas as demandas sobre a ferramenta.

Outra vantagem é que o investimento também é personalizado e funciona no modelo de assinatura. Ou seja, cada unidade paga por um valor personalizado de acordo com sua volumetria de exames, o que é ideal tanto para pequenos projetos em fase incial, quanto para grandes redes.

Utilizando sistemas em nuvem, a clínica consegue ainda economizar até 80% dos gastos em papel em todo seu fluxo. Isso porque a impressão de exames, anamneses, termos de consentimento, agenda e diversos outros processos podem ser feito digitalmente em plataformas de gestão em nuvem.

Vantagens operacionais

Além de ser economicamente mais viável, as soluções em nuvem oferecem uma segurança muito maior, além de acesso facilitado para a equipe interna, e pacientes e solicitantes.

Como não depende de servidor físico, informações armazenadas na nuvem não correm o risco de avarias, perdas ou danos, e ainda contam com diversas opções de backup.

E ainda, esse formato facilita ainda mais a comunicação entre setores da clínica, além de estreitar o relacionamento de seus pacientes e equipe médica. Com login e senha, é possível acessar o sistema de qualquer lugar através da Internet.

Comentários