Estudos comprovam que a prática do atendimento centrado no paciente melhora toda a jornada que resulta em adesão ao tratamento.
Tendência na área da saúde, o atendimento – ou cuidado – centrado no paciente é uma prática em que o paciente e seus familiares participam ativamente das decisões que envolvem sua saúde. Assim, o atendimento do provedor de saúde passa a ser personalizado de acordo com as vontades e demandas do paciente.
Neste tipo de atendimento, o médico (ou provedor) considera o paciente como um todo, ou seja, é visto também sob aspectos emocionais, mentais, sociais e financeiros.
O objetivo deste método é capacitar o paciente para tornar-se ativo em todas as decisões que envolvem a sua saúde. Isso requer que toda a equipe de profissionais de saúde que envolvem sua jornada estejam integrados e atendam às necessidades do paciente de maneira eficaz e segura.
O ponto chave deste conceito é entender que o paciente também é um cliente. E normalmente o comportamento de clientes dos mais variados serviços costuma ser ativo, e para isso eles precisam ter voz.
Com pacientes acontece o mesmo. Por isso, ele precisa sentir que suas vontades são consideradas e participar ativamente do seu processo de tratamento e cura.
Assim, o tratamento é decidido e iniciado somente com uma comunicação muito bem estabelecida, praticando a empatia e a escuta do que o paciente tem a dizer.
Porque adotar o atendimento centrado no paciente
Adotar o atendimento centrado no paciente têm inúmeros benefícios para todo o sistema de saúde, desde o paciente até o provedor.
Isso porque quanto mais ativo o paciente é nas decisões da sua jornada, maior é a adesão ao tratamento, maior adesão às mudanças de estilo de vida, maior a satisfação como cliente ao serviço prestado, o que resulta em melhores resultados para todos os envolvidos no processo.
Além disso, quando o paciente está no centro do atendimento e a comunicação é priorizada, é possível ter mais eficiência em formas de cuidados preventivos, o que gera benefícios e diminuição de custos para toda a cadeia de saúde.
Para realizar esse tipo de atendimento, a equipe de saúde precisa transmitir confiança aos pacientes. Estar com a comunicação estabelecida com base na veracidade é essencial para que eles se sintam à vontade para falar sobre suas vontades, necessidades, inseguranças e perspectivas sobre seu tratamento.
Comunicação com o paciente
Para aplicar o atendimento centrado no paciente, é fundamental estreitar a comunicação entre provedores e pacientes.
Desde a escuta ativa e empática de todos os profissionais de saúde envolvidos, passando pelo acolhimento à família, até a utilização de ferramentas tecnológicas para facilitar o contato do paciente com a instituição de saúde, todas são formas de aprimorar a comunicação.
Implementar ferramentas que aproximam, dão controle de seus dados e mais comodidade para os pacientes também é uma forma de melhorar o relacionamento dos pacientes com as instituições de saúde.
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Com a opção de acessar suas informações de forma segura pelo computador ou pelo aplicativo para dispositivos móveis, o paciente tem mais controle de seus dados de saúde.
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