Telerradiologia: tudo que você deve saber ao abrir um novo serviço

1_64I4-z5HOirk8oiTMKyzAQ

Abriu um novo serviço de Telerradiologia? Listamos tudo que você precisa saber – e fazer – para iniciar seu negócio da melhor maneira possível.

Ao abrir um novo serviço de Telerradiologia é comum que, no começo, os profissionais ainda não tenham grande demanda de trabalho e também disponham de pouco investimento inicial.

Por isso, é comum que alguns radiologistas cogitem utilizar ferramentas alternativas para o armazenamento e compartilhamento de exames.

Nesses casos, plataformas como Dropbox ou Drive/Gmail acabam sendo utilizadas para acessar imagens médicas e, depois de ganharem o laudo, os exames ainda são compartilhados com as clínicas e centros de imagem via e-mail ou até mesmo pelo WhatsApp.

Porém, para garantir a qualidade do serviço da empresa de Telerradiologia, é necessário que o médico radiologista, agora também gestor, precise tomar alguns cuidados para evitar o risco de expor dados sensíveis de seus pacientes.

PACS

A telerradiologia funciona a partir da combinação entre equipamento com tecnologia digital, plataforma PACS e um técnico em radiologia treinado para conduzir os exames.

Por isso, a escolha de um sistema eficiente é fundamental para o bom funcionamento de um serviço de Telerradiologia. Para oferecer laudos com qualidade, os radiologistas precisam de uma plataforma que permita visualizar, laudar e compartilhar exames.

A grande vantagem de ter o trabalho associado a soluções como da Medcloud é a junção de todas as ferramentas que o Telerradiologista necessita em um único local. No mesmo portal que o médico acessa para visualizar as imagens, ele também encontra uma ferramenta de laudos integrada.

Imagens DICOM

É importante buscar um PACS que possua suporte para imagens DICOM online. Assim, o profissional consegue acessar todas as imagens do exame em alta resolução utilizando o próprio navegador de Internet.

Além de armazenar todas as imagens, visualizá-las em DICOM online, com o Medcloud é possível laudar utilizando ferramentas próprias da própria plataforma.

Além disso, uma ferramenta de áudio também pode ser utilizada para facilitar o trabalho do usuário. O software reconhece a voz através de um microfone acoplado. Então basta que o laudo seja proferido em voz alta para que o sistema realize o processo restante.

Certificado Digital

Como o trabalho do radiologista em serviços de Telerradiologia é completamente remoto, é fundamental que os laudos possuam Certificação Digital.

Com o PACS da Medcloud os exames já ficam imediatamente a disposição para o centro de diagnóstico, médico solicitante ou paciente no mesmo portal, já com assinatura digital do médico e Certificação Digital ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) — que é uma cadeia hierárquica de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão.

Ou seja, os laudos feitos no Medcloud já são emitidos com uma assinatura digital e valem como documento oficial.

Entrega de resultados

Totalmente baseado na computação em nuvem, o PACS da Medcloud foi pensado para eliminar os problemas no compartilhamento de exames de imagem e entrega de resultados. Através do mesmo sistema, o radiologista compartilha exames completos com laudos, imagens e anexos com a clínica, solicitante ou com o próprio paciente

Com o portal de resultados, os contratantes podem acessar o histórico de exames a qualquer momento via internet, seja pelo computador, smartphone ou até mesmo smart tv.

Fator importante também para auxiliar na velocidade no diagnóstico de casos de urgência ou emergência.

Segurança e Investimento personalizado

A Medcloud oferece uma solução PACS ideal para o trabalho remoto de Radiologistas ou para empresas de Telerradiologia. Completamente em nuvem e com registro da Anvisa e da norte-americana HIPAA, confere segurança e solidez para seus exames e dados privados de seus pacientes já em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Tudo isso sem necessidade de investimento inicial com a instalação de equipamentos locais e com assinatura personalizada de acordo com a volumetria de exames de cada empresa.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos