A crise dos centros de diagnóstico e a transformação digital

opcao-frente-a-crise-financeira-medcloud

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de desempregados no Brasil hoje é de 13,2 milhões de pessoas. Isso significa que 13,2 milhões de pessoas precisaram rever seus gastos e cortar custos, inclusive custos que envolvem a saúde.

A mudança no perfil de mercado de convênios de saúde é notável. As altas taxas de desemprego, resultado da grande recessão financeira pela qual o país vem passando, fizeram com que cerca de 2,6 milhões de brasileiros precisassem abrir mão de seus planos de saúde. Com isso, a demanda por exames também diminuiu. O que fez com que centros de diagnósticos buscassem maneiras de se reinventar.

A crise financeira afetou e continua a afetar todos os setores do mercado econômico do país, e com o setor da saúde não poderia ser diferente. Os dados citados acima são da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e ilustram a realidade que serviu como base para as adaptações pelas quais todas as organizações de saúde suplementar precisaram passar, sobretudo a de medicina diagnóstica.

Isso porque a contratação de planos de saúde está diretamente ligada à empregabilidade. Já que cerca de 80% dos planos de saúde são de vínculo empresarial. Ou seja, quanto maiores forem os índices de desemprego no país, maior será o número de pessoas pedindo o cancelamento de seus planos de saúde.

O impacto da crise financeira nos centros de diagnóstico por imagem
Como é de se imaginar, o cenário descrito acima também causa impactos nos centros de diagnóstico por imagem cuja operação está atrelada aos planos de saúde. Isso porque grande parte dos exames de imagem são utilizados por médicos como apoio ao diagnóstico. Ao passo que o número de pacientes na saúde suplementar diminui, a demanda por exames também diminui.

Com isso, é bastante provável que os centros de diagnóstico acabem passando por uma severa crise. O que pode culminar até mesmo no fechamento desses locais. Para evitar que isso aconteça, o mais indicado é tomar medidas para a redução de custos e otimização de resultados.

Os avanços da Telerradiologia como opção frente à crise
A Telerradiologia se mostra como uma excelente opção neste cenário de crise e recessão. Como conta com um sistema 100% digital, o primeiro benefício já é perceptível na redução de gastos com impressões, por exemplo.

Além disso, através da Telerradiologia também é possível contar com especialistas que conseguem ter acesso aos exames de qualquer lugar do país. Utilizando apenas computadores e dispositivos móveis, como smartphones e tablets conectados à internet, para a análise do exame e emissão do laudo.

Com isso, é possível otimizar diversos processos clínicos. E ainda oferecer um atendimento mais rápido e eficaz ao paciente, reduzindo custos dentro do centro de diagnósticos.

Medcloud como opção frente à recessão econômica
Contar com os avanços tecnológicos  tem se mostrado como uma ótima opção para os centros de diagnóstico por imagem. Soluções como a oferecida pela Medcloud vêm mudando a forma como se opera o centro diagnóstico. Possibilitando a redução de custos, mas sem deixar de oferecer atendimento de qualidade ao paciente.

Ao priorizar o paciente no centro de todos os processos, as clínicas adotam uma abordagem de lealdade. Criando uma interface digital para o engajamento dos pacientes e profissionais de saúde. As soluções disponibilizadas pela MedCloud podem ser integradas a qualquer equipamento, software ou dispositivo médico. Apenas este fator acaba reduzindo drasticamente o uso de mídia impressa pelas clínicas. O que favorece o meio ambiente com o compartilhamento digital de diagnósticos.

Com as soluções oferecidas pela Medcloud, as clínicas e centros de diagnóstico passam a contar com diversos benefícios. Meios que proporcionam redução de custos, interoperabilidade e integração de fluxos de trabalho existentes. Tudo isso com um custo acessível na aquisição de uma solução de software.

Fidelização do cliente
Levando em consideração que o número de clientes foi drasticamente reduzido, os centros de diagnóstico precisam mais do que nunca reunir esforços para fidelizar os que ainda continuam contando com os seus serviços.

Neste sentido, o Portal de Pacientes, mais uma excelente solução disponibilizada pela Medcloud, pode ser uma excelente opção. Isso porque sua plataforma de computação dispõe também do compartilhamento de exames. Ao oferecer uma ferramenta que dá ao paciente a possibilidade de acesso a todos os seus exames em tempo real, além da centralização de todo o seu histórico médico em um único aplicativo, a fidelização ocorrerá em massa.

Como se trata de uma tecnologia altamente flexível, a MedCloud se mostra como uma excelente opção para pequenas, médias e grandes empresas do segmento de diagnóstico que desejam se reinventar.

Através da plataforma é possível integrar informações por meio de um modelo de negócios SaaS simples e acessível. O qual é gratuito para pacientes e profissionais de saúde. Afinal, falar em saúde é falar sobre o maior patrimônio de qualquer pessoa. E, nada melhor do que cuidar da saúde dos seus pacientes com um serviço especializado. E que também irá ajudar a reduzir os custos e otimizar os resultados do seu centro de diagnósticos por imagem.

Conectividade para a vida

Mais posts do blog

ver todos