Pensado para facilitar e reduzir custo com chamadas telefônicas, o VoIP é ideal para clínicas que prezam por praticidade e mobilidade.

VoIP, abreviação de Voice Over Internet Protocol, que em português significa Voz sobre protocolo de Internet, também é conhecido por Voz sobre IP ou telefonia IP.

A tecnologia permite fazer chamadas telefônicas por meio da internet e vem ganhando cada vez mais popularidade, na medida que conexões de alta velocidade se tornam mais acessíveis.

Para tal, é possível utilizar aparelho telefônico que permita conexão com a rede. Porém, na atualidade, a maioria dos provedores oferece um aplicativo ou até mesmo pode ser acessado no próprio navegador de internet via login e senha.

O VoIP usa servidores para fazer a conexão entre os dois telefones, por isso é possível fazer ligações para outros telefones VoIP e também para linhas de telefone convencionais usando qualquer número de telefone.

Embora tenha ganhado popularidade nas últimas décadas, junto com a disseminação da internet banda larga, linhas digitais de VoIP já são usadas para fazer ligações desde a década de 1990.

O custo das ligações via VoIP é significativamente inferior ao cobrado pelas empresas de telefonia convencionais. O que tem se tornado um grande atrativo para todos os tipos de empresa que precisam realizar um grande número de ligações por dia.

VoIP para clínicas

Na rotina de clínicas e consultórios é comum que a equipe de atendimento ou recepção precise fazer diversas ligações durante o dia todo. E o VoIP pode ser uma excelente ferramentas para clínicas uma vez que pode otimizar diversos processos.

Listamos alguns dos principais benefícios da tecnologia para instituições de saúde:

Redução de custos
Uma das principais vantagens dessa tecnologia é o serviço de qualidade com baixo custo. Com o Voip a tarifa da ligação costuma ser única independentemente do horário, local e da operadora. Ao usar a Internet, não são cobrados valores por chamadas de longa distância, ou taxas de acordo com o horário de utilização.

Com o VoIP a clínica ainda pode eliminar custos com investimento de aparelhos de telefone. Nesse caso, não é necessário implementar novas estruturas se porventura a clínica crescer, já que é possível aproveitar os próprios computadores e apenas aumentar o número de usuários do sistema.

Otimização do atendimento
Além disso, com essa tecnologia as instituições podem melhorar o atendimento telefônico com os clientes, aumentar a taxa de confirmação e ainda evita perder agendamentos porque a linha estava ocupada ou porque o paciente desistiu depois de não ser atendido pela primeira vez.

Plataformas avançadas de VoIP ainda podem trazer uma série de possibilidades que melhoram o atendimento telefônico, oferecem estatísticas em tempo real sobre as ligações e possibilitam a análises de performance mais inteligentes.

Flexibilidade
A utilização da telefonia em nuvem se traduz na possibilidade de levar o seu telefone Voip para onde precisar. O que facilita o acesso a relatórios de chamadas ou até mesmo uma eventual mudança de localidade da empresa. Uma vez que o seu número permanece o mesmo depois da transição.

O VoIP também é ideal para centros médicos que adotaram o home office durante a pandemia. Mesmo em casa, a equipe só precisa acessar o Discador no celular ou no computador e continuar realizando os atendimentos telefônicos normalmente.

Segurança
Nas ligações feitas nas clínicas são transmitidas informações pessoais e dados sensíveis dos pacientes que precisam ser guardados com toda a segurança necessária. As principais opções de VoIP permitem, por exemplo, gravar as ligações facilmente, além de criptografar os dados.

Integração
O VoIP ainda pode ser integrado a outras ferramentas usadas na clínica, como o software médico ou o RIS. Assim, todas as informações relacionadas a ligações telefônicas da clínica também ficam concentradas em uma mesma plataforma.

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