Gestão

Termos de Consentimento em clínicas: o que são e para que servem?

Pinterest LinkedIn Tumblr

Os termos de consentimento servem para avisar ao paciente sobre qualquer procedimento que as clínicas acharem necessário e são fundamentais para a segurança de clínicas e pacientes.

Termos de Consentimento são documentos que servem para nformar ao paciente sobre as etapas de exames e procedimentos de saúde, procedimentos adicionais, condutas, formas de preparo ou até mesmo pode se tratar de questões burocráticas como a LGPD.

É importante que o paciente seja avisado de todos os procedimentos que acontecerão com ele e com seus dados e documentos. E para a segurança de ambas as partes, tudo deve ser assinado.

Assinatura Digital

O envio e assinatura digital de Termos de Consentimento auxilia na rotina operacional da clínica e torna, para o paciente, o processo mais claro e seguro.

Ao substituir o envio de Termos de Consentimento em papel, além de facilitar o trabalho da equipe interna, ainda é possível implementar tecnologias que permitam as assinaturas digitais desses documentos.

O que se traduz em facilidade e comodidade também para o paciente, que não necessita ir até a clínica somente para realizar as assinaturas.

Desta maneira, ao utilizar corretamente uma ferramenta que oferece um sistema para de gestão completa, o que antes significava custos e burocracia, agora a gerará resultados satisfatórios, melhor atendimento ao paciente, rotina otimizada e redução de custos com papel.

Integração

Com a utilização de sistemas que contam com o envio e assinatura de Termos de Consentimento, a segurança das informações sensíveis e de seus pacientes é reforçada. Além da otimização da rotina da clínica, a implementação da assinatura digital certificada é mais uma forma de segurança para seu negócio e seus pacientes.

Além disso, as clínicas que realizam exames de imagem ainda ganham com a integração automática PACS/RIS, e quando as informações estão numa mesma plataforma com disponibilização automática para o radiologista, o acesso se torna muito mais simples, porque agora pode ser feito também em tablets e computadores.

Com todas as vantagens, quem ganha é sempre o paciente. Quando o acesso ao histórico médico completo é facilitado, o diagnóstico é mais completo e o tratamento mais humanizado e eficiente.

Comentários