Com série de ataques ganhando as manchetes nos últimos anos, a segurança de dados deve ser prioridade entre gestores de saúde.
O quanto você confia no tratamento de dados dos seus pacientes feito na sua clínica? A segurança de dados já é um tema discutido em departamentos de TI há muitos anos, porém com a crescente utilização da tecnologia para armazenar e compartilhar informações sensíveis e pessoais, essa preocupação já toma conta dos debates em todos os setores.
Essa nova realidade, aliada ao crescimento no número de ataques de ransomware a clínicas e hospitais fez com que a pauta também se torne um dos principais pontos de atenção entre gestores do mundo todo.
Isso acontece porque dados relacionados à saúde são extremamente valiosos, o que faz com que essas invasões sejam atividades lucrativas para os criminosos. Uma vez que o “sequestro” de dados acontece, a instituição de saúde não consegue mais acessar – causando prejuízo ao paciente e consequemente à seu diagnóstico e tratamento – a menos que pague o valor solicitado.
O que é segurança de dados?
Os dados são, provavelmente, os ativos mais importantes para qualquer organização. Como tal, é fundamental proteger essas informações de qualquer acesso não autorizado.
Assim, por segurança de dados entendemos uma série de medidas, preventivas ou reativas, que servem para proteger informações (dados de cadastro, exames, documentos, etc) contra o acesso de pessoa não autorizadas e para preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados.
Essas práticas precisam incluir a coleta correta, armazenamento seguro e o monitoramento de uso e acessos para evitar ao máximo um possível comprometimento das informações.
Por isso, diversos países passaram a discutir a elaboração de leis que compreendem a segurança de dados (como a LGPD no Brasil), enquanto as empresas e governos começaram a se preparar tecnologicamente para atender a essas novas formas de lidar com os dados de seus usuários.
Impactos de invasões para a saúde
Instituições de saúde, como clínicas e até mesmo grandes redes hospitalares, são os maiores alvos de roubo de informações. Isso porque dados médicos têm alto valor, maior até que os de cartões bancários.
No caso de invasão de sistema de centros médicos, são perdidos muito mais do que apenas informações confidenciais. Ter acesso a informações como histórico médico e resultados de exames pode ser vital para o tratamento de pacientes, muitas vezes em casos de urgência.
Por isso é tão importante a implementação de um sistema de gestão, prontuário de pacientes e armazenamento seguro na nuvem.
Medcloud: segurança para você e seus pacientes
Utilizar sistemas em nuvem é um dos primeiros passos para obter mais segurança no tratamento dos dados que passam pela sua clínica. Totalmente em nuvem desde sua criação, a Medcloud se preocupa com a segurança em cada uma das etapas do processamento dos dados das instituições parceiras.
Portanto, desde o cadastro dos dados dos pacientes, até armazenamento e compartilhamento de exames, a segurança é a prioridade em todos os momentos. Para isso, a Medcloud trabalha com servidores robustos que garantem requisitos básicos para a segurança de dados da sua clínica, como:
Criptografia
Através da criptografia, as invasões e roubos de informação ficam muito mais difíceis de acontecer. Essa técnica codifica e impede a visualização dos dados por quem não é autorizado.
Controle de acesso
Para acessar seu material, você precisa fornecer login e senha em uma página da internet. Sendo assim, você pode restringir quem tem acesso a cada informação dentro de sua empresa.
Monitoramento
Como você contratou uma empresa especializada nisso, seus dados estão sob constante monitoramento de uma equipe especializada.
Eliminação de riscos de danos mecânicos
Máquinas podem se danificar ou até mesmo quebrar. Quando seus dados estão salvos na nuvem, você elimina a possibilidade de perder o material num eventual problema com o dispositivo.
Backup
Mesmo que todas essas medidas falhem e os dados sejam perdidos, com a cloud computing as informações são mantidas em vários locais.