Como os sistemas PACS e RIS trabalham juntos para o benefício de radiologistas, médicos, hospitais e seus pacientes.

O sistema PACS é conhecido pelos profissionais da área como a maneira pela qual a maioria dos departamentos de radiologia armazena, compartilha e exibe imagens. O Picture Archiving and Communication System (PACS) é usado para gerenciar armazenamento, recuperação, distribuição e apresentação de imagens DICOM (ou seja, raios-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada).

Ou seja, o PACS é uma tecnologia de imagens médicas usada para armazenar e comunicar digitalmente imagens médicas e seus respectivos laudos com segurança e agilidade. O PACS tornou-se um componente essencial para a Radiologia devido à sua capacidade de gerenciar imagens médicas, aprimorar o fluxo de trabalho e melhorar o desempenho.

Os chamados Cloud PACS ainda armazenam imagens e relatórios digitalmente, em vez de usar os antigos métodos manuais de arquivo, recuperação e transferência de filme usados para armazenar filmes de raios-X.

Após a obtenção das imagens, elas são armazenadas no PACS e podem ser extraídas, estudadas e compartilhadas entre diversos departamentos de uma mesma unidade de saúde. Da mesma forma, todos os demais exames já realizados pelo mesmo paciente podem ficar dsisponíveis no mesmo PACS, incentivando uma comparações intermodalidades.

Integração

Quando o RIS é combinado com um PACS, ele melhora a funcionalidade geral do departamento de radiologia de qualquer hospital, permitindo que as imagens sejam armazenadas, extraídas e compartilhadas já com as informações cadastrais dos pacientes.

Dada a capacidade de integrar a imagem PACS não apenas com o Sistema de Informação Radiológica (RIS), mas também com pronutários eletrônicos do paciente (PEP), muitos centros de radiologia estão migrando seus sistemas para PACS baseados em nuvem.

Com preços reduzidos para armazenamento digital, bem como acesso imediato a imagens anteriores em uma única instalação, o PACS em nuvem oferece uma vantagem com os tradicionais hardwares. Ainda tendo o potencial de permitir acesso imediato e eficaz a imagens, interpretações e dados associados.

Os sistemas de informação de imagem PACS baseados em nuvem, como a Medcloud, eliminam a necessidade de armazenamento e gerenciamento de filmes e relatórios impressos em prateleiras e em salas que consomem muito espaço.

Em vez disso, a documentação e as imagens do paciente podem ser acessadas com segurança em qualquer lugar do mundo usando a internet conectada à estações de trabalho e dispositivos móveis.

Comentários