Quais as principais características do PACS e do RIS, o ideal é escolher entre um deles ou optar pelo sistema integrado?
A modernização de clínicas é realmente um desafio muitas vezes, mas optar por softwares pode facilitar muito o dia a dia, principalmente quando tratamos de segurança com resultados de pacientes e otimização de tempo. Porém como definir qual implantar e qual se encaixa melhor em cada situação?
Diferenças entre o PACS e o RIS
Primeiro precisamos entender melhor as diferenças de cada um. Começando com o PACS, que significa Arquivo de Imagens e Sistema de Comunicação, ele é utilizado na radiologia para armazenar as imagens de diagnóstico. Com ele todos os membros da equipe podem ter acesso aos exames de forma rápida e recuperar as imagens caso seja necessário.
Pode ser um software baseado em servidores locais, dentro da clínica ou hospital, ou em uma plataforma na nuvem, como é o caso do PACS da Medcloud. O principal objetivo desse sistema é gerenciar de forma simples as imagens necessárias para o monitoramento de pacientes.
Já com o RIS, o Sistema de Informação Radiológica, é possível ter um controle geral sobre a clínica, tanto agendamentos, prontuários, quanto faturamento e financeiro. Um software completo para gerenciar a área de radiologia completamente segura que garante a proteção dos dados dos seus pacientes.
Como escolher o ideal
Na escolha do sistema ideal para a sua instituição de saúde é necessário levar em conta suas principais necessidades. Se você busca armazenamento seguro de imagens com fácil acesso, então o PACS é o que melhor se enquadra. Agora, se o que você procura é um software de gestão com acesso a prontuários, agendamentos feitos tanto pela clínica quanto pelo paciente, área financeira, entre outras funções, o ideal é contratar o RIS.
Uma excelente alternativa seria contratar o PACS e o RIS integrados, e isso é viável com a Medcloud, já que o armazenamento fica totalmente na nuvem possibilitando o cruzamento de dados entre o PACS e o RIS.
Com os sistemas unificados facilita o acompanhamento de um paciente, já que as imagens anteriores e novas ficam armazenadas junto com os prontuários, além de auxiliar nas reduções de custo por eliminar as taxas de servidores locais e permitir um aumento da produtividade da equipe, já que as informações são mais facilmente encontradas e cruzadas.
Saiba mais sobre nossos sistemas integrados e faça um teste na sua clínica!