PACS gratuito: o que saber antes de implementar

medico-notebook-pacs

Está buscando por uma solução de PACS gratuita? Reunimos alguns fatores que você deve considerar antes da implementação.

Quando um médico radiologista ou um gestor de clínica de imagem estão iniciando seus serviços e buscando por soluções que atendam suas demandas, é comum que encontrem diversas empresas oferecendo diversos serviços de forma gratuita.

O que em primeiro momento parece uma excelente opção, pode trazer dores de cabeça e complicações que, na maioria das vezes, a equipe da empresa não está preparada para resolver.

Esse é o caso das soluções de PACS gratuitas. Isso porque, em um centro de imagem ou departamento de Radiologia, o sistema PACS é o grande responsável por centralizar todas as ferramentas de laudo, gestão, armazenamento, visualização e compartilhamento de exames de imagem.

Quando o fornecedor oferece esse tipo de serviço gratuitamente, muitas vezes o sistema pode ser baseado em Tecnologia Open Source, que neste caso pode significar que nem sempre validada e testada.

Além disso, para oferecer um produto sem custos, uma série de fatores que são garantidos por fornecedores de PACS pagos, acabam ficando por conta do usuário.

Esse é o caso da configuração das contas no sistema, storage, instalação, além da integração com equipamentos da unidade e demais sistemas utilizados, como RIS e HIS.

Dessa forma, se a instituição não possuir um departamento especializado de TI, ou um responsável técnico da área para lidar com essas demandas, surgirá uma nova necessidade de contratação de novos colaboradores, o que pode gerar custos maiores do que teria contratando uma ferramenta de PACS com toda a assistência e suporte necessários.

Segurança

É importante destacar que, se tratando de dados sensíveis de saúde, todo cuidado com o armazenamento e compartilhamento de informações dos pacientes é pouco.

Por isso, é de extrema importância verificar o compliance – ou seja, se estão em conformidade com leis e regulamentos externos e internos – das empresas fornecedoras de soluções PACS antes de implementá-las em sua empresa.

Caso opte por implementar um PACS gratuito e a unidade de saúde precise se responsabilizar pelo armazenamento de exames e informações dos pacientes de forma local, todos os dados sensíveis ficam sujeitos a perdas e extravios. Além dos custos que demanda.

Caso o fornecedor ofereça storage, mesmo que gratuito, é necessário ter garantias de que esse material esteja realmente seguro e com backup garantido por no mínimo 20 anos, como exige a lei brasileira.

De acordo com especialistas na área, é comum que serviços gratuitos venham sem as garantias de qualidade padrão, e também sem as facilidades de manutenção programada, tornando necessário a assessoria de um responsável técnico na área.

Escolha acertada

Ao considerar o melhor para a sua clínica e seus pacientes, é importante levar em consideração alguns fatores como os citados acima. Por isso, muitas vezes, acaba sendo mais vantajoso realizar um investimento com um sistema PACS de qualidade.

A Medcloud oferece um sistema PACS completo em nuvem que atende todos os requisitos de compliance e possui ferramentas pensadas para o dia a dia de médicos radiologistas e gestores.

Além de custo personalizado de acordo com a volumetria da clínica, integração facilitada, equipe de suporte técnico especializada e preparado para lidar com qualquer eventual dúvida e registro ANVISA e HIPAA.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos