O mês de Outubro é mundialmente dedicado a campanhas de conscientização da prevenção e descoberta precoce do câncer de mama.
A campanha de Outubro Rosa é realizada anualmente desde os anos 90, criada pela pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Na primeira edição, o laço rosa que é simbolo do combate ao Câncer de Mama, foi distribuído para participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA).
O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
O câncer de mama
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com as maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Câncer de colo do útero
O câncer de colo do útero é uma doença que acomete, sobretudo, mulheres acima dos 25 anos. Seu principal agente é o papilomavírus humano (HPV), que pode infectar também os homens e estar associado ao surgimento do câncer de pênis.
Embora sua incidência esteja diminuindo, o câncer de colo do útero ainda é o quarto câncer mais incidente em mulheres (desconsiderando o câncer de pele não melanoma) e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
A boa notícia é que as estatísticas têm mostrado que 44% dos casos diagnosticados no Brasil são de lesão in situ precursora do câncer, ou seja, lesões que ainda estão restritas ao colo e não desenvolveram características de malignidade. Nessa fase, a doença pode ser curada na quase totalidade dos casos.
Outubro Rosa no Brasil
No Brasil, o primeiro sinal de apoio ao movimento aconteceu em outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa.
Já em outubro de 2008, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher. A partir de então, a campanha ganhou espaço e é incetivada por todo o país.
Outubro Rosa Medcloud
Para celebrar o mês de conscientização da prevenção de diagnóstico precoce do câncer de mama, em 2022, a Medcloud realizou uma ação social para proporcionar o acesso à mamografias para um grupo de mulheres trabalhadoras da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Oficinas (Acamaro) em Ponta Grossa, Paraná.
Confira o vídeo: