O que é PACS e quais são os benefícios do sistema para sua clínica?

pacsblog

Os crescentes avanços da tecnologia vem transformando a área da Radiologia e permitindo o gerenciamento de exames de imagem através de sistemas cada vez mais completos e de fácil acesso.

O sistema PACS, sigla para Picture Archiving and Communication System, em inglês, serve principalmente para armazenamento de imagens médicas e comunicação entre setores de clínicas e hospitais.

Esse sistema de gerenciamento oferece inúmeras vantagens para as clínicas: padroniza as imagens em formato DICOM, que auxilia na organização e busca; facilita o fluxo de trabalho uma vez que os exames são acessados diretamente nos computadores dos médicos durante as consultas; oferece mais qualidade de imagens a serem laudadas; além de praticidade e segurança no armazenamento.

O que é o PACS?

O PACS é um sistema de gerenciamento e armazenamento de imagens médicas. Através dele é possível acessar todos os exames realizados em um centro de imagem, clínica ou departamento de Radiologia de um hospital.

Antes da inserção do sistema PACS, todas as modalidades de exames existentes dentro dos centros de diagnóstico por imagem eram realizadas de forma isolada. Com a adoção do sistema, as operações passaram a ocorrer de forma integrada, o que facilitou o processo de diagnóstico como um todo.

Ou seja, a implementação de sistema PACS impacta desde o processo de armazenamento de exames de imagens em clínicas e hospitais, até o relacionamento estabelecido entre médicos e pacientes.

Existem dois tipos de PACS, o primeiro é chamado de PACS local pois depende de servidores locais e o segundo conta com armazenamento em nuvem.

O chamado PACS em Nuvem corresponde ao modelo que utiliza da Cloud Computing para possibilitar o acesso aos exames a partir de qualquer lugar, uma vez que todas os dados e componentes do exame são armazenados em nuvem. Basta que o usuário possuia conexão com a internet e um computador, tablet ou até mesmo um smartphone para realizar o login no sistema.

Com isso, tanto o trabalho do radiologista, quanto de toda a equipe do centro de medicina diagnóstica são otimizados. A mobilidade, por sua vez, acaba por facilitar o trabalho do médico radiologista e, consequentemente, aumentar sua produtividade. Além de servir como apoio ao diagnóstico médico, é claro.

Principais benefícios

Como já se pôde notar até aqui, o sistema PACS é repleto de benefícios para seus usuários. Entre eles é possível destacar alguns: como a diminuição da perda dos laudos pelos pacientes; facilidade no compartilhamento;  possibilidade de histórico médico do paciente reunido em um só lugar; redução nos e estreitamento na relação médico-paciente e tantos outros.

O paciente ganha em praticidade, comodidade e controle de suas informações. Quando se tem o histórico médico de um determinado paciente todo reunido, é possível realizar comparações com exames antigos para acompanhamento de doenças, o que se traduz em mais segurança e precisão no diagnóstico. Tudo sem depender de que o paciente leve os últimos exames impressos nas consultas.

Na gestão, as clínicas ainda contam com vantagens como redução de nos custos e investimentos de manutenção com servidores locais, pessoal especializado e implementação de sistemas, além da redução no número de impressões de exames e podem experimentar até mesmo a impressão sob demanda.

Ganham também no quesito segurança, uma vez que todas as informações relacionadas a exames e pacientes ficam armazenadas em servidores em nuvem robustos pelo tempo necessário previsto por lei.

No ponto de vista médico, a implementação de sistemas PACS auxilia na padronização de processos, aumenta a produtividade de médicos radiologistas, e ainda possibilita a Telerradiologia, seja para trabalho remoto dos profissionais ou para apoio no diagnóstico a profissionais em áreas de difícil acesso.

Além do mais, quando a clínica contrata uma solução PACS de qualidade, ela conta com um suporte especialido na resolução de quaisquer problemas que venha a enfrentar com a ferramenta.

Melhora na relação médico-paciente

Outro grande benefício proporcionado pelo sistema PACS é a melhoria da relação estabelecida entre médicos e pacientes. Isso porque as imagens obtidas através dos exames contam com alta resolução, o que facilita o processo de diagnóstico. O que o torná mais preciso e seguro.

A agilidade que vai desde o momento em que o exame é realizado até o processo de emissão de laudo e compartilhamento de resultados com pacientes e solicitantes.

Além disso, quando a clínica utiliza um PACS em nuvem de qualidade, o paciente ganha em praticidade e comodidade na entrega de resultados. Através de Portais do Paciente, como da Medcloud, ele ainda pode ter acesso aos seus exames através de um aplicativo instalado em seu smartphone, além do tradicional acesso via web.

Dessa forma, ele não precisa mais retornar até a clínica apenas para buscar seus resultados. Paciente e solicitantes podem receber acesso a laudos, imagens e anexos de forma online, com toda a qualidade e segurança que dados sensíveis de saúde requerem.

E a velocidade proporcionada por sistemas PACS em nuvem faz toda a diferença para o diagnóstico e prognóstico de pacientes. Afinal de contas, em muitos dos casos o paciente está sofrendo com alguma dor, em casos de faturas, por exemplo. Ou até mesmo, em casos mais graves, como acidentes e AVCs, corre risco de morte.

Medcloud: PACS 100% em Nuvem pensado para sua clínica

O PACS da Medcloud é completamente baseado na nuvem. Ou seja, além de se beneficiar de todas as vantagens da implementação de um sistema PACS, você ainda ganha toda a agilidade e comodidade da Cloud Computing.

Primeiramente, o modelo de serviço da Medcloud dispensa investimento de instalação. Uma vez que as informações ficam todas armazenadas na nuvem, não é necessário instalar nenhum tipo de equipamento. O investimento no ainda é personalizado e cada unidade tem uma assinatura mensal de acordo com sua volumetria de exames.

Com as vantagens do Cloud PACS aliadas a qualidade de serviço da Medcloud, tanto o trabalho do radiologista, quanto do centro de medicina diagnóstica são otimizados. A mobilidade, por sua vez, acaba por facilitar o trabalho do radiologista e, consequentemente, aumentar sua produtividade. Além de servir como apoio ao diagnóstico médico, é claro.

Através dos Portais de resultados da Medcloud, paciente e solicitante podem ter acesso a histórico médico completos de exames dos pacientes tanto via nagevador de Internet, em computadores, quanto em qualquer dispositivo móvel que preferirem através do aplicativo Medcloud para iOS e Android.

Para potencializar fluxos de trabalho colaborativos permitindo diagnósticos de qualidade no menor tempo possível, a Medcloud oferece por meio de sua tecnologia exclusiva a melhor experiência do mercado para radiologistas e demais profissionais de saúde.

Por isso, PACS Medcloud conta com diversas ferramentas e funcionalidades no Viewer DICOM online que estão em constante atualização e foram pensadas para otimizar o trabalho de médicos radiologistas, como reconstruções volumétricas 100% online de MIP, MPR, MinIP, AvgIP com navegação e sincronização entre os planos, rotação e alteração de brilho e contraste, Renderização 3D e Fusão PET-CT.

Além disso, no Medcloud, visualizador e ferramentas de laudo ficam na mesma tela para otimizar a experiência dos usuários e conta fórmulas de cálculos, reconhecimento de voz, ditado digital e modelos de laudo, assinatura digital e muito mais.

Ao optar por uma solução em nuvem, como a da Medcloud, sua clínica reduz custos, otimiza processos, ganha em segurança, flexibiliza o modelo de trabalho dos radiologistas e ainda fideliza e empodera seus pacientes. Tudo isso com certificação ANVISA e HIPAA.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos