Coronavirus

Medcloud: aliada do ensino de Radiologia em tempos de pandemia

Pinterest LinkedIn Tumblr

A pandemia teve efeitos abrangentes sobre a radiologia, desde impacto no volumes de procedimentos, grandes mudanças nos espaços de trabalho até adaptações no ensino e treinamento de novos profissionais.

A COVID-19 forçou todos a repensar seu trabalho e sua vida de maneiras que não seriam possíveis de outra forma. O ensino remoto de radiologia certamente não é exceção.

Durante anos, pensamos na educação online como uma alternativa conveniente, mas não como o negócio real.
O ensino de radiologia pode ser um pouco exclusivo, pois muito aprendizado acontece quando os envolvidos estão trabalhando lado a lado em uma estação de trabalho.

Então, o ensino a distância também é uma opção viável para a radiologia? A resposta é sim, e as soluções da Medcloud podem ser excelentes aliadas nessa tarefa.

Ferramentas

Normalmente um dia rotineiro de um estagiário de radiologia é gasto olhando e interpretando imagens. O trainee é capaz de recorrer ao instrutor para perguntas ou interpretações de validação que agilizam o aprendizado e ajudam a construir relacionamentos de aprendizado.

Na ausência dessa presença física imediata do instrutor, o trainee pode se sentir estressado e sozinho na jornada de aprendizagem. Este é, no entanto, um problema administrável.

Para isso basta estabelecer uma boa linha de comunicação que seja mutuamente acordada e conveniente para ambas as partes, seja por texto, e-mail, chamada telefônica ou qualquer outra plataforma de comunicação online.

Depois que isso for especificado, você pode iniciar as aulas como faria em um ambiente presencial.
Discuta as metas de aprendizagem e estabeleça objetivos para o dia, dependendo de onde estão em seu programa de treinamento. Procure ser específico em seus comentários, como a escolha de palavras, uma lista de diagnósticos diferenciais, como abordar o caso, etc.

O compartilhamento de tela de plataformas de reunião online e o acesso facilitado ao PACS Medcloud pelos diversos navegadores de internet permitem uma experiência quase lado a lado. Com visualizador DICOM online da Medcloud, é possível que instrutor e trainee acessem as mesmas imagens com qualidade e segurança.

Com o uso da tecnologia, vêm as preocupações com a segurança e a confidencialidade. É importante garantir que você siga todas as regulamentações institucionais, como conformidade com a Anvisa e HIPAA, ao escolher qualquer plataforma. A Medcloud dispõe de certificação de ambas as instituições

Se não estiver usando as opções de vídeo, tome cuidado extra com seu tom de voz e escolha de palavras para garantir que o trainee se beneficie do feedback e obtenha reforço positivo.

Com um pouco de cuidado, você pode comunicar que se preocupa com o desenvolvimento deles e que está ao seu lado quando necessário.

É importante lembrar que, nesta era de distanciamento físico global, os treinadores estão tão isolados quanto os estagiários. É essencial manter todos motivados enquanto todos nós continuamos a aprender, ajustar e perseverar durante esses tempos desafiadores.

Comentários