Em um mundo digitalizado, a atenção e proximidade nas consultas se tornou um diferencial
Com a IA assumindo cada vez mais diversas atividades é importante parar e entender onde nos encaixamos nessa nova realidade e o que é insubstituível pela inteligência artificial. Essas ferramentas são ótimas para otimizar processos, resolver tarefas manuais, aumentar a produtividade e poupar tempo, mas existem funções que só são bem exercidas com um toque humanizado.
Quando pensamos em atendimento médico, análise de exames e diagnósticos, o uso de IA raramente passa pela nossa cabeça, mas ela pode ser sim muito útil no dia a dia. Já existem sistemas que transcrevem a consulta, organizam informações em tempo real e até sugerem exames de acordo com as queixas apresentadas, isso tudo com o intuito de aproximar ainda mais o contato médico-paciente.
Apesar de existirem ferramentas que deixam algumas funções mais ágeis, não podemos deixar elas cuidarem de tudo. Conforme especialistas, algumas coisas não são replicáveis por uma IA, como a criatividade, o pensamento crítico e empatia, então nada substitui o contato próximo, a escuta ativa e a demonstração de importância com o paciente.
O uso da IA dentro da Medcloud
Na Medcloud temos a Zaail, que é nossa vertical de Inteligência artificial para humanizar o contato, ela nasceu exatamente com essa ideia, deixar a consulta mais próxima, não precisar focar tanto em tarefas manuais para dar mais atenção ao paciente. Realmente, na era da inteligência artificial muitas atividades podem ser substituídas, mas a proximidade humana e o cuidado são tarefas que só uma pessoa de verdade pode executar.