Compare os modelos de IA integrada e separada do prontuário eletrônico e entenda qual traz melhores resultados para a saúde.

Nos últimos anos, começou a ganhar força a ideia de que a IA no prontuário eletrônico pode ir muito além de armazenar dados: ela pode se tornar uma ferramenta ativa de apoio ao médico. Nesse cenário, surge uma dúvida importante: quais as diferenças entre usar uma IA integrada ao prontuário e contar com soluções externas, que funcionam separadas do sistema?

Como a IA pode auxiliar dentro do prontuário

Quando a IA está integrada ao prontuário eletrônico, ela não apenas organiza informações, mas também atua como parceira do médico. É possível, por exemplo, sugerir possíveis exames complementares, gerar resumos clínicos automaticamente, identificar padrões em imagens e até transcrever em tempo real os relatos do paciente. Dessa forma, a combinação entre a IA e o prontuário eletrônico reduz o tempo gasto em tarefas burocráticas e aumenta a segurança em decisões clínicas, permitindo que o profissional se concentre diretamente no cuidado com o paciente.

As limitações de uma IA separada do prontuário

Usar uma IA que não está conectada ao prontuário eletrônico traz diversos desafios. Como a necessidade de alternar entre sistemas, exportar e importar dados e lidar com a possibilidade de informações inconsistentes. E, também, o risco de ter dados de saúde comprometidos fazendo a transferência de um sistema para o outro. Além disso, uma IA externa não acessa integralmente o histórico do paciente, o que limita a capacidade de análise. Então, o resultado é uma experiência menos fluida, que pode aumentar erros e atrasar o atendimento.

As vantagens da IA integrada ao prontuário eletrônico

Ter a IA integrada ao prontuário eletrônico pode fazer uma grande diferença no dia a dia, unindo tecnologia e centralização de informações. Entre os principais benefícios estão:

  • Agilidade no atendimento: informações acessíveis e organizadas com suporte inteligente;
  • Maior precisão clínica: a IA acessa o histórico do paciente para análises mais completas;
  • Segurança das informações: o risco de inconsistências por não precisar fazer transferências entre sistemas é menor;
  • Produtividade ampliada: menos tempo em tarefas administrativas e manuais, mais foco no paciente;
  • Decisões mais assertivas: insights em tempo real ajudam nos diagnósticos e condutas médicas;
  • Custos reduzidos: como as plataformas com IA integrada já tem um preço único para os dois sistemas, os valores são menores em comparação a contratar separadamente.

O Medcloud CIS

A vertical de IA, Zaail, já está totalmente integrada ao Medcloud CIS, fornecendo análise de dados em tempo real, geração de insights clínicos, transcrições e recomendações sem necessidade de recorrer a outras plataformas.

Além disso o Medcloud CIS conta com recursos como telemedicina e ferramentas de gestão, proporcionando um ecossistema completo para médicos e instituições de saúde. 

Faça o teste grátis do Medcloud CIS hoje mesmo!

Comentários