Ensino

Ensino remoto em Radiologia ganha espaço pós pandemia

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Impulsionado pela pandemia, o ensino remoto ganha cada vez mais espaço. Na Radiologia, a Medcloud ajuda a unir teoria e prática.

Distribuir estagiários de radiologia sênior como “teleresidentes” para o trabalho em casa é uma solução viável para manter a produtividade e o distanciamento social em meio à pandemia, de acordo com uma nova pesquisa publicada em novembro deste ano.

Com o trabalho de radiologia diagnóstica em grande parte feito eletronicamente, a University of Virginia Medical Center experimentou administrar seu programa de residência remotamente.

Ao todo, 28 estações de trabalho foram distribuídas para residentes seniores e especialistas, segundo o artigo publicado na Academic Radiology.

Dois meses após o início do piloto, a instituição começou a ver sinais de sucesso, com os residentes percebendo sua produtividade como “inalterada ou melhor” do que trabalhar no hospital, com base em pesquisas de acompanhamento.

“Para instituições com recursos financeiros, oferecer uma opção remota para residentes de radiologia sênior e especialistas representa uma solução viável para a implementação de medidas de distanciamento social e segurança pessoal durante a pandemia, enquanto mantém a produtividade operacional”, afirma o autor do estudo e professor associado Dr. Michael Hanley.

A UVA Health decidiu lançar seu programa de residência remota no final de 2020. Eles compraram estações de trabalho consistindo em uma torre de PC, três monitores para visualização de imagens e gerenciamento de trabalho administrativo, um teclado, mouse, webcam e outros acessórios.

O departamento de TI da organização pré-instalou estações com acesso ao prontuário eletrônico, PACS, sistemas de relatórios e software de rede privada virtual.

O hospital distribuiu estações para estagiários de pós-graduação nos anos 4-6, com todos os 10 residentes do terceiro ano participando do piloto.

TC / RM torácica e abdominal, imagens cardiovasculares não invasivas, neurorradiologia e trabalho de imagem musculoesquelética foram elegíveis para interpretação remota. Outros serviços de procedimento, como ultrassom, fluoroscopia, imagem da mama e medicina nuclear, exigiam atendimento presencial.

Os residentes desempenhavam suas funções durante o horário normal de trabalho, da mesma forma que na residência interna.

Os líderes do estudo realizaram uma pesquisa online com 32 funcionários e 25 residentes dois meses depois, na esperança de avaliar a satisfação, facilidade de uso e produtividade percebida.

Avaliando a produtividade, 92% dos residentes sentiram que leram o mesmo ou mais estudos em casa, enquanto 43% dos professores sentiram que os trainees lidaram com um pouco menos e 31% “muito menos”. (Os autores do estudo descobriram que participantes remotos lêem sobre o mesmo número de estudos que seus colegas presenciais.)

Os trainees não tiveram nenhuma dificuldade perceptível em relatar descobertas críticas ou em chegar aos provedores de referência. Nas respostas em texto livre, “economia de tempo no trajeto” foi o benefício mais citado pelos sujeitos, aparecendo em 63% dos comentários.

Medcloud para Ensino

Na ausência dessa presença física imediata do instrutor, o aluno pode se sentir estressado e sozinho na jornada de aprendizagem. Este é, no entanto, um problema administrável.

Para isso basta estabelecer uma boa linha de comunicação que seja mutuamente acordada e conveniente para ambas as partes, seja por texto, e-mail, chamada telefônica ou qualquer outra plataforma de comunicação online.

Depois que isso for especificado, você pode iniciar as aulas como faria em um ambiente presencial.

Discuta as metas de aprendizagem e estabeleça objetivos para o dia, dependendo de onde estão em seu programa de treinamento. Procure ser específico em seus comentários, como a escolha de palavras, uma lista de diagnósticos diferenciais, como abordar o caso, etc.

Atualmente, diversas instituições de ensino a distância e organizadores de congressos utilizam o PACS Medcloud para aulas práticas de Radiologia.

O compartilhamento de tela de plataformas de reunião online e o acesso facilitado ao PACS Medcloud pelos diversos navegadores de internet permitem uma experiência quase lado a lado. Com visualizador DICOM online da Medcloud, é possível que instrutor e trainee acessem as mesmas imagens com qualidade e segurança.

Além disso, com a praticidade do acesso via Internet, e as diversas ferramentas presentes no Editor de Laudos Online, é possível que sejam realizados grandes eventos de ensino com estudos de caso onde todos os participantes visualizem as imagens simultaneamente.

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