Essencial para que profissionais da saúde conheçam seus pacientes, a anamnese está cada vez mais deixando de ser feita em papel e ganhando espaço nas plataformas digitais, entenda os benefícios dessas transição.

A anamnese é o processo de registrar os dados e histórico dos sintomas relacionados sobre determinados casos clínicos. Ou seja, a anamnese como documento armazena todas as informações que vão desde o nome completo, histórico médico e até às queixas reveladas no momento da consulta. Esses dados referentes ao paciente devem ter a maior quantidade de detalhes possível.

Portanto, a anamnese seria o processo inicial de coleta de informações sobre a saúde do paciente que serão base para o diagnóstico e tratamento. Com esses dados é possível identificar os sintomas e entender o histórico do paciente. Além de apontar o diagnóstico, realizar um planejamento correto e efetuar uma assistência adequada.

Atualmente, ainda é comum que esse processo seja feito em papel, seja através de um questionário para o paciente ou até mesmo pelo método de escuta. Porém, a gestão de documentos em papel apresenta diversos desafios.

Desafios da gestão de anamneses em papel

Além da dificuldade em gerir e armazenar uma alta quantidade de arquivos em papel, que vem com riscos de avaria, impossibilidade de organizar histórico médico mais completo e difícil acesso em casos de emergência, ainda existe a falta de padronização das anamneses.

A solução que algumas instituições de saúde têm encontrado é digitalizar as anamneses para integrar o histórico do paciente em seus sistemas de gestão, ou até mesmo anexar em e-mail para os profissionais de setores diferentes.

Porém, a digitalização ainda deixa de resolver algumas dificuldades que a anamnese em papel apresenta. Alguns possíveis problemas com a legibilidade das respostas do paciente, ou até mesmo nas assinaturas físicas do profissional da saúde, podem dificultar processos de auditoria.

Além disso, a integração manual em sistemas PACS ou demais softwares da unidade, torna o processo demorado e suscetível a diversos tipos de erros.

Benefícios de implementar a anamnese digital

Ao substituir a velha opção de anamnese em papel, além de facilitar o trabalho da equipe médica e de enfermagem e integrar setores, a operacionalização traz instruções padronizadas para as anamneses.

Ao preencher os dados na ficha de anamnese digital, o profissional terá a facilidade de atualizar e acessar o material sempre que precisar, e ainda consultar o histórico do paciente e configurar e padronizar as perguntas que cada profissional da saúde deverá fazer.

A padronização e criação de formulário de perguntas estruturadas também resolve o problema de possíveis lacunas em aberto que podem ser fundamentais para o tratamento e diagnóstico do paciente, como o caso de alergias a algum medicamento, por exemplo.

Também ajuda no planejamento eficaz de todas as ações de acompanhamento, na tomada de decisões e na avaliação da evolução do paciente.

Outra vantagem é a possibilidade de inserir dicas ou diretrizes de como profissionais técnicos ou enfermeiros devem abordar os pacientes.

Desta maneira, ao utilizar corretamente uma ferramenta que oferece um sistema para anamnese digital, o que antes significava em custos e burocracia, agora a gerará resultados satisfatórios, melhor atendimento ao paciente, rotina otimizada e redução de custos com papel.

Integração e segurança

Com a utilização de sistemas para anamnese digital, a segurança das informações sensíveis de seus pacientes é reforçada. Além da possibilidade de controlar quais usuários podem acessar os dados das anamneses, a implementação da assinatura digital certificada é mais uma forma de segurança para seu negócio e seus pacientes.

Além disso, as clínicas que realizam exames de imagem ainda ganham com a integração automática PACS/RIS, uma vez que a anamnese é parte fundamental do laudo, quando as informações estão numa mesma plataforma com disponibilização automática para o radiologista, o acesso se torna muito mais simples, porque agora pode ser feito também em tablets e computadores.

Com todas as vantagens, quem ganha é sempre o paciente. Quando o acesso ao histórico médico completo é facilitado, o diagnóstico é mais completo e o tratamento mais humanizado e eficiente.

Comentários