Gestão

5 funções do RIS que potencializam o PACS Medcloud

Pinterest LinkedIn Tumblr

Ferramentas de RIS e de PACS são melhor aproveitadas quando integradas e contratadas de um mesmo fornecedor. Separamos 5 funções do RIS que tornam o PACS ainda mais completo.

Com as inúmeras demandas de uma clínica de imagem, é comum encontrar unidades que utilizam diversas ferramentas de vários fornecedores diferentes. Porém, ter que lidar com diversos softwares distintos pode ser um problema para a equipe.
Quando uma clínica utiliza sistemas PACS e RIS que não são integrados, alguns processos acabam tendo que ser repetidos ou não funcionam da forma mais ágil possível e de acordo como foram pensados pelos criadores das plataformas.
No RIS Medcloud, existem diversas funcionalidades pensadas especialmente para otimizar o uso do PACS Medcloud. Reunimos cinco dessas funções:

1. Worklist

Em clínicas ou hospitais o fluxo de pacientes e quantidade de exames realizados por dia podem ser enormes. Por isso, existem chances de erros de digitação no registro, pela recepção e principalmente pelo técnico que realiza o exame. Com o Worklist, esses dados são coletados uma vez só e assim, o risco de erros e de duplicação de cadastros é reduzido.

Associado a isso, está a agilização do trabalho do radiologista e, por consequência, do fluxo da clínica toda. Uma vez que o paciente já forneceu, na recepção, os dados e o procedimento a ser realizado, o técnico de radiologia não precisa fazer todo esse processo manualmente mais uma vez. Ele seleciona o exame pelo Worklist, e já inicia o procedimento sem a necessidade de inserção manual dos dados do paciente.

Presente no RIS, o Worklist integra as plataformas PACS já no momento do cadastro do paciente. As informações são inseridas apenas uma vez, no agendamento ou check-in, e todos os exames realizados na unidade são atribuídos ao mesmo cadastro.

O que ainda reduz as chances de precisar repetir exames obrigatórios para determinados procedimentos devido a exigência de convênios e planos de saúde por erro de cadastro.

2. Histórico médico reunido

Uma vez que todos os exames e procedimentos realizados por um paciente em uma determinada instituição ficam reunidos no mesmo cadastro, os médicos têm acesso a todas as informações sobre o paciente que podem ser cruciais para o laudo.

Além disso, é possível inserir, via RIS, anotações e anamneses importantes que podem fazer toda a diferença também no momento da realização dos exames.

3. Criação automática de login no Portal de Resultados

A integração de RIS + PACS Medcloud também possibilita a criação automática das informações de login no Portal do Resultados para o paciente assim que é realizado seu cadastro junto à clínica.

Com a utilização de plataformas não integradas, esse processo precisa ser realizado manualmente no PACS. Fazendo com que o paciente precise fornecer informações como email ou telefone novamente e as recepcionistas tenham de cadastrar novamente em outro sistema apenas para gerar o login.

4. Compartilhamento automático de resultados

Pelo mesmo motivo citado anteriormente, quando a clínica tem PACS e RIS Medcloud integrados, é possível habilitar o compartilhamento automático de resultados na liberação do laudo.

Uma vez que o sistema funciona em conjunto, no momento em que o laudo do exame é liberado, o paciente recebe seu exame completo, com imagens, laudos e anexos instantaneamente via e-mail ou telefone fornecidos no momento do cadastro.

E o acesso pode ser ainda mais fácil com o Fast Share Medcloud, que dispensa login e direciona o paciente diretamente para o resultado do exame.

5. Repasse médico

Com o RIS Medcloud, instituições de saúde têm gestão completa e facilitada de todos os processos da clínica, que inclui faturamento e controle de atendimentos e procedimentos.

Assim, o repasse médico se torna muito mais ágil e preciso, uma vez que aliado ao PACS, o sistema identifica os médicos radiologistas responsáveis por cada laudo realizado na plataforma.

As plataformas da Medcloud estão em constante atualização de acordo com as necessidades reais dos usuários, por isso, em breve novas funcionalidades que potencializam ainda mais a gestão de usuários estarão presentes no PACS e no RIS Medcloud.

Comentários