As opções de check-in online já estão disponíveis em diversos setores, adaptando para clínicas é possível agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera na recepção.

Cada vez mais processos estão ganhando a possibilidade de serem realizados pela internet. Nas clínicas, há algum tempo já é possível agendar procedimentos e consultar resultados de diversos tipos de exames através de sites e aplicativos

Mas para agilizar ainda mais o atendimento presencial em clínicas e hospitais, começam a surgir as formas de check-in online ou web check-in.

O que é web check-in?

Um dos passos que costumam gerar mais tempo de espera para o paciente é o check-in na clínica. Assim que chega, ele precisa aguardar – ou até mesmo pegar uma senha – até ser chamado para informar que chegou na unidade e fornecer algumas informações como documentos, pedido médico e etc.

Depois de realizado o check-in, normalmente o paciente enfrenta uma segunda espera até ser atendido pelo médico ou técnico que irá realizar o exame ou procedimento.

Para diminuir o tempo de espera deste paciente e agilizar o atendimento em clínicas, hospitais ou centros de imagem, o web check-in serve para fornecer todas essas informações necessárias para a consulta ou procedimento pela internet. Inclusive alguns setores, como companhias aéreas, já utilizam a modalidade de web check-in para evitar filas nos aeroportos.

Esse tipo de check-in é possível graças à evolução de funcionalidades de sistema de gestão como o agendamento online. No momento em que agenda uma consulta ou exame pelo site da clínica, o paciente pode encontrar opções de envio de documentos digitalizados como pedido médico, guia de autorização de convênios, laudos anteriores e até mesmo realizar o pagamento online.

Posteriormente, ele recebe o preparo necessário para o exame junto da confirmação de data e horário. Assim, ao chegar na clínica, é possível realizar apenas o web check-in confirmando sua presença no local e já aguardar o procedimento ou consulta.

Por quê implementar o web check-in?

Um tempo de espera longo é extremamente negativo para o paciente. Seja apenas pelo fato de ter que passar muito tempo aguardando para ser chamado ou até mesmo pelo nervosismo antes de realizar algum procedimento que gere um certo desconforto.

Portanto, reduzir o tempo que o paciente passa nas recepções ou salas de espera, faz com que ele tenha uma experiência muito mais agradável na sua clínica. Quando soluções como o web check-in são implementadas, esse tempo já pode diminuir significativamente.

Além disso, tudo o que é oferecido em forma de comodidade ao paciente se traduz em maior satisfação entre seus clientes. O que faz com que ele retorne a clínica quando precisar, e até mesmo recomende seus serviços para amigos e familiares.

Ainda em contexto de pandemia, todas as opções que reduzem a circulação desnecessária de pessoas em áreas comuns são grandes aliadas no combate a Covid 19. Por isso, opções online, como o web check-in e a entrega de exames via portais ou aplicativos, são formas eficazes de reduzir o tempo de exposição de seus pacientes e equipe interna ao coronavírus.

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