Empresa lança software para ultrassom teleguiado conectado a smartphones

butterfly-ai

Pensando na segurança de pacientes e provedores durante a pandemia, empresa lança opção de ultrassonografia remoto.

A telemedicina existe há mais de uma década em várias formas, mas a pandemia de COVID-19 transformou uma conveniência em uma necessidade. Especialidades e práticas clínicas que nunca consideraram seriamente o uso da telemedicina agora estão realizando chamadas domiciliares virtuais com seus pacientes.

Porém, embora seja possível fazer muito por meio de uma videochamada, muitos procedimentos, como os exames de imagem como as ultrassonografias, requerem um profissional treinado para realizá-los.

A Butterfly Network, fabricante de bastões de ultrassom portáteis que podem transformar um smartphone em um sistema de ultrassom completo, lançou seu Butterfly TeleGuidance que permite que qualquer pessoa faça uma varredura.

O sistema depende de um médico, ou outro clínico certificado, para orientar o usuário remotamente usando o software. Ele conecta o ultrassom Butterfly e o smartphone ao qual está conectado ao computador de um médico remotamente, de onde ele estiver.

O clínico pode posicionar, mover e girar os sinais de realidade aumentada que descrevem como manipular o bastão de ultrassom enquanto fala com o indivíduo que realiza o exame e vê o que está vendo.

Devido às novas regras de emergência que o FDA implementou nos EUA, os médicos ainda poderão usar o sistema Butterfly TeleGuidance para realizar exames em pacientes com COVID ou suspeitos.
Os exames de pulmão são o foco principal neste momento, mas a tecnologia deve ter imensas aplicações práticas em uma variedade de ambientes incomuns.

Jornada completa

Para um projeto de Integrated Care completo, uma plataforma de gestão em nuvem, como a Medcloud, pode ser a peça chave.

O PACS da Medcloud é ideal para elaborar laudos de ultrassom de forma mais ágil e precisa, simplificando processos e garantindo produtividade para médicos ultrassonografistas.

Com visualizador DICOM online, ferramentas de laudo como reconhecimento de voz, fórmulas e modelos de laudo padrão, além de armazenamento seguro de acordo com as normas do CFM, impressão e compartilhamento facilitado, é pensado para otimizar a gestão de clínicas de imagem.

Essa tecnologia é utilizada em centros de ultrassom de todo o Brasil e América Latina para atender todo o fluxo das unidades. Desde a realização da imagem, passando pelo diagnóstico, até visualização de médicos da clínica, e compartilhamento com solicitantes e até mesmo pacientes via aplicativo para smartphones.

Além da ferramenta de laudos online, a Medcloud ainda oferece soluções para as demais etapas de gestão de uma clínica. Juntamente ao RIS, a Medcloud oferece Worklist e 100% em nuvem, o que gera ainda mais praticidade no gerenciamento dos exames.

A ferramenta automatiza o cadastro do exame de determinado paciente no equipamento, fornecendo a lista de agendamentos confirmados para o técnico do equipamento selecionar e iniciar o exame já com os dados salvos.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos