Como a nuvem da Medcloud pode beneficiar hospitais de campanha

hospital-de-campanha

Os benefícios de plataformas em nuvem como a Medcloud podem ser de grande auxílio para os hospitais de campanha que atendem de pacientes com COVID-19.

Hospitais de campanha estão sendo utilizados em todos os países mais afetados pela COVID-19 no mundo. Essas unidades servem para prestar atendimento a pacientes infectados pelo novo coronavírus quando as vagas nos hospitais tradicionais já estão escassas.

Parte dos hospitais de campanha construídos no Brasil estão se dedicando ao tratamento de pacientes de baixa complexidade, ou seja, aqueles que precisam ficar em observação médica mas não precisam estar na UTI. Mas também existem unidades dedicadas a pacientes em estado grave de COVID-19 que contam com leitos de tratamento intensivo.

Muitas desses hospitais dispõe de estrutura de alta complexidade, como respiradores, monitores cardíacos, tomógrafos digitais, ultrassom, ecocardiogramas e análises clínicas.

Além de equipe formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, recepcionistas, auxiliares de farmácia e almoxarifado, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros de UTI, técnicos de enfermagem de UTI, fisioterapeutas de UTI, nutricionistas e fonoaudiólogos.

Fora do país, ficou marcada a construção de um hospital de campanha no Central Park, um dos parques mais famosos do mundo, localizado em Nova York (EUA). Em Wuhan, cidade da China onde o Sars-CoV-2 causou suas primeiras vítimas, mais de uma dezena de estruturas do tipo foram erguidas. Agora que o número de novos casos diminuiu por lá, eles estão sendo desmontados.

Esse tipo de instalação visa evitar que novas contaminações da COVID-19 ocorram no local, além de humanizar os atendimentos prestados aos contaminados.

Por isso, todo o espaço construído é pensado para atender o maior número possível de pacientes, ou seja, esses locais não dispõe de infraestrutura necessária para abrigar um setor de hospedagem de sistemas interno.

O PACS da Medcloud foi pensado para ser uma ferramenta 100% online, e pode ser acessado de forma fácil através da internet, sem a necessidade de instalação de softwares locais.

Além disso, pode ser facilmente integrado na realidade dos hospitais de campanha pois tem implementação rápida e sistema intuitivo que não demanda treinamentos longos e complexos, ou seja, o Medcloud é ideal para situações que demandam urgência.

COVID e radiologia

Os exames de imagem representam uma importante ferramenta nos casos de COVID-19, pois mesmo não sendo considerados parâmetro para diagnóstico, sua realização possibilita ao médico avaliar de maneira mais precisa o acometimento das vias respiratórias, bem como a real condição do paciente.

Mas devem ser solicitados de maneira criteriosa a pacientes hospitalizados, sintomáticos e em situações clínicas específicas. Isso porque esses indivíduos devem ser mantidos em isolamento e sua ida ao setor de radiologia favorece a transmissão do vírus, além de restringir o uso da sala de exames durante o longo processo de desinfecção da mesma.

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por imagem (CBR) segue a mesma linha de entendimento do Ministério da Saúde e destaca que a TC, por exemplo, não deve ser usada como rastreio ou para o diagnóstico inicial de COVID-19.

Ainda recomenda, quando indicado a radiografia de tórax em casos suspeitos ou confirmados de pacientes internados, o uso de radiografia portátil, pois as superfícies dessas máquinas podem ser mais facilmente higienizadas e, ainda, evita-se a necessidade de levar os pacientes para o setor de imagem.

Nuvem para telerradiologia

Na luta contra o novo coronavírus, milhares de profissionais da saúde de todo o mundo estão pagando um preço alto e contraindo o vírus. O número de médicos, enfermeiros, técnicos de radiologia e tantos outros da linha de frente mortos pela doença está em constante ascensão.

Apesar do uso de roupas e máscaras protetoras, esses profissionais estão mais expostos à infecção do que a maioria das pessoas. E, possivelmente, tenham mais chance de ficarem gravemente doentes, devido a uma carga viral mais alta.

Por isso, mais do que nunca, as ferramentas em nuvem, como as da Medcloud são grandes aliadas dos profissionais da saúde, principalmente radiologistas, uma vez que permitem que esses médicos trabalhem à distância realizando laudos com a qualidade e a urgência que a situação exige.

O Medcloud ainda conta com armazenamento em nuvem, visualização de imagens DICOM, ferramentas para laudo, compartilhamento facilitado via portal de resultados web e aplicativos para dispositivos móveis, além de RIS integrado.

Mais posts do blog

ver todos