Armazenamento em nuvem ou gerenciamento de imagens e acessibilidade? Com o Medcloud você encontra o melhor do VNA e do PACS.

VNA é a sigla para Vendor Neutral Archive. É uma tecnologia de armazenamento de dados neutra das mais diversas naturezas, como laudos, imagens e vídeos, e acessível através de um interface padrão. Ela possibilita que essas informações possam ser acessadas por fornecedores de outros sistemas.

Esse sistema serve para reunir informações mais importantes dos pacientes desde ficha médica de cada um até o resultado de exames completos.

A ferramenta se mostra como uma opção para armazenamento seguro, pois conta com interfaces padronizadas para armazenamento e recuperação de dados.

Já o PACS (Picture Archiving and Communication System) é uma tecnologia voltada para o gerenciamento de imagens médicas, além de dar conta também do armazenamento. Porém, na grande maioria dos casos, os PACS necessitam de storage local.

Melhor de dois sistemas

O sistema da Medcloud pode ser explicado como uma evolução do VNA. Por ser uma plataforma totalmente em nuvem, o Medcloud proporciona armazenamento seguro ilimitado para as informações de seus pacientes.

Mas também possui todas as vantagens de um PACS. Além de armazenar e acessar as informações online, no Medcloud é possível gerenciar e visualizar as imagens DICOM, realizar laudos e compartilhar os exames via portal e aplicativo para smartphone.

Vale mencionar que similar a um VNA, o Medcloud pode ser integrado com qualquer PACS de mercado, possibilitando que o sistema tenha uma interface remota de armazenamento escalável, independente do fornecedor.

Além disso, cumpre todas as normas exigidas para proteger dados médicos corretamente com certificação Anvisa e HIPAA, o que garante segurança para sua clínica, corpo médico e pacientes.

Por se tratar de uma ferramenta completamente baseada na nuvem, as vantagens são refletidas também na acessibilidade e custo. Com acesso a internet, qualquer pessoa autorizada com login e senha acessa todas as informações de onde estiver.

Tudo isso com uma mensalidade baseada na volumetria de cada empresa, sem taxas de implementação e instalação. E ainda possibilita a eliminação de custos com tecnologia da informação.

Migração progressiva

Os exames são parte do prontuário do paciente, portanto, devem ser armazenadas por no mínimo 20 anos. Sendo assim, é comum que clínicas e hospitais possuam uma grande quantidade de informações de seus pacientes armazenadas em servidores locais.

Com a estratégia de migração progressiva, é possível enviar tais dados para a nuvem da Medcloud progressivamente, até que todos os novos exames realizados também sejam armazenados dessa forma.

Também existe a possibilidade de utilizar os serviços em nuvem apenas para o armazenamento do legado da clínica. Ou então, escolher a estratégia de migração que mais se encaixe na realidade da instituição.

Comentários