A Telessaúde chegou para ficar e ganha cada vez mais espaço e aceitação entre os pacientes. Entenda melhor sobre como as consultas são realizadas nessa modalidade.

Ainda que as consultas presenciais sejam absolutamente indispensáveis, as teleconsultas estão ganhando cada vez mais espaço. Seja pela melhora da tecnologia das videochamadas, chegada do 5G ou até mesmo pela aceleração da Telessaúde que aconteceu durante a pandemia, cada vez mais pacientes estão dispostos a utilizar e até procuram pela modalidade.

A teleconsulta, portanto, surgiu para sanar problemas como dificuldade de deslocamento, escassez de profissionais de saúde e até mesmo comodidade tanto para pacientes quanto para os próprios médicos.

O que é teleconsulta?

A chamada teleconsulta nada mais é do que uma consulta médica realizada à distância, utilizando da tecnologia de comunicação e Internet, normalmente feita via videochamada, utilizando um sistema de Prontuário Eletrônico.

Sendo assim, a teleconsulta é uma modalidade regulamentada da Telemedicina. A Resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) número 2.314, de 20 de abril de 2022 defini-se telemedicina como o exercício da medicina mediado por Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação, para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde.

Uma teleconsulta segue a mesma ordem e objetivos de uma consulta presencial, mantendo confidencialidade entre médico e paciente, e deve inclusive ser realizada em uma plataforma com suporte para realização de anamnese, envio de receituário, solicitações de exame e mais.

Vantagens

A primeira e maior vantagem da teleconsulta é a eliminação de deslocamentos. Com isso, é possível também levar acesso a serviços de saúde para populações que moram longe de grandes centros urbanos.

Durante a pandemia de Covid 19, a teleconsulta teve papel fundamental para o cuidado de pacientes não apenas da doença, mas para que fosse possível que pacientes continuassem com seus tratamentos e acompanhamentos médicos.

Com a eliminação de deslocamento também vem a redução de custos para todos os envolvidos. Por não exigir que médicos e pacientes vão até a clínica ou consultório, os gastos com deslocamento também são eliminados, além de reduzir todo o custo operacional para as clínicas.

Além disso, gasta-se muito menos tempo quando não há deslocamento. Para os médicos isso pode ser especialmente vantajoso ao possibilitar um aumento na produtividade e até mesmo uma flexibilização de agenda.

Por fim, o diagnóstico também é otimizado com a teleconsulta. Uma vez que é possível agendar e realizar consultas muito mais rápido, o diagnóstico também pode vir mais rápido – o que pode fazer toda a diferença no tratamento.

Além disso, também é possível cruzar dados de saúde do paciente e ainda fazer a discussão dos casos em equipes com muito mais facilidade.

Teleconsulta e segurança de informação

Porém, para a realização de teleconsultas com toda a segurança necessária, é preciso contar com uma ferramenta criada para esse propósito. Confiar em plataformas simples de videoconferência não confere a proteção necessária para os dados de seus pacientes.

Ao utilizar uma solução criada para Teleconsulta, além de contar com todas as ferramentas necessárias para o bom andamento de uma consulta e uma boa relação com seus pacientes, a segurança da sua operação é garantida.

Além disso, dados de saúde são extremamente valiosos, portanto, muito visados por cibercriminosos.

É importante destacar também que informações médicas podem ser utilizadas de maneira inadequada, seja por intenções maliciosas ou devido a falhas humanas, resultando em sérios prejuízos tanto para os pacientes quanto para as instituições relacionadas.

Para assegurar a segurança e a privacidade dos pacientes, é crucial implementar e aprimorar constantemente sistemas e protocolos de segurança que apenas a contratação de uma ferramenta de Prontuário Eletrônico é capaz de oferecer.

A adoção de medidas de segurança para teleconsulta pode incluir a criptografia de dados, a autenticação de dois fatores para usuários, a verificação da identidade dos pacientes, proteção contra malware e a prevenção de perda de informações.

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