Os últimos 30 anos têm sido transformadores para a área de Tecnologia da Informação (TI), o que acaba por impactar também o desenvolvimento de outros setores da economia, como a saúde.
Não à toa, é possível notar o quanto alguns setores da saúde foram tecnologicamente transformados. Como é o caso dos centros de medicina diagnóstica, gestão hospitalar e até mesmo a saúde pública. Em alguns lugares, o uso do papel já foi completamente descartado, e a nova metodologia adotada é a da interoperabilidade entre players. O que ilustra perfeitamente o cenário altamente tecnológico que a saúde vive nos dias de hoje.
Levando em consideração que este é o cenário atual, já é possível imaginar o que o futuro aguarda. A perspectiva é de que a Internet das coisas (IoT), acabe ganhando mais espaço. Ao passo que a Inteligência Artificial (IA), atue ainda mais em em uma de suas maiores vertentes: o correlacionamento entre bases de dados e perfis de pacientes. O que ajuda a aumentar a precisão de diagnósticos em até 95%.
Como se pode notar, as novas tecnologias impactam de forma direta e profunda a gestão de negócios em saúde. E um desses grandes impactos diz respeito à necessidade de que as operações de saúde passem a ser mais integralistas.
Ou seja, que consigam estabelecer uma comunicação efetiva entre os diferentes players que atuam dentro de um hospital/clínica, fazendo com que essa interoperabilidade influencie de maneira positiva no “consumidor” final de um negócio baseado em saúde: o paciente.
Futuro da tecnologia em saúde: mais perspectivas
Mudança nas relações
Tanto a Inteligência Artificial quanto a Internet das coisas acabam influenciando a relação estabelecida entre operadoras e prestadoras. O que acontece também em virtude do aumento da gama de dados.
Com isso, torna-se possível que outros modelos de saúde passem a ser executados em grande escala. Como é o caso do modelo baseado no conceito da medicina 4P. Conceito discutido desde 2010 no mundo que prevê uma medicina baseada em preditividade, prevenção, participação e personalização.
Atuação do médico
Com tantas mudanças ocorrendo na área, é impossível que a atuação do médico ficasse ilesa. Isso porque através da IoT será possível antecipar possíveis doenças, bem como seus tratamentos. Algumas tecnologias com este objetivo já existem. Mas, a previsão é de que em futuro não muito distante, elas estejam ainda melhor habilitadas.
Descoberta de doenças
Atualmente, através de um simples exame de sangue é possível detectar até 2 mil possíveis problemas de saúde. A perspectiva é que esse número possa chegar até 20 mil daqui alguns anos. Tudo graças aos avanços da tecnologia na área da saúde.
E não são apenas as pesquisas as únicas contempladas neste cenário. O desenvolvimento de novos medicamentos que contam com tecnologia de ponta já é uma grande realidade.
Necessidade de profissionalização
É de se imaginar que, quanto mais a tecnologia se expande, mais se faz necessária a presença de líderes neste setor. Sendo assim, a tendência de demanda por profissionais para os próximos cinco anos será nas seguintes áreas: segurança do paciente, governança corporativa e análise e gestão de risco.
Gestão de TI em saúde: foco no paciente
Como já citado anteriormente neste artigo, todas as mudanças ocorridas no setor da saúde, envolvendo ou não tecnologia, têm como objetivo final o paciente. Desta forma, o que se pode esperar do setor de saúde no futuro são muitos aparatos de TI em Saúde, sempre focados no paciente, além de forte gestão hospitalar.
Medcloud: soluções e tecnologia de ponta em saúde hoje
As previsões para o futuro do setor de saúde são bastante animadoras. No entanto, poder contar com uma solução que está disponível neste exato momento também será vantajoso para a gestão de sua clínica/hospital.
A Medcloud é uma plataforma de computação em nuvem que permite o acesso e compartilhamento de exames. Diferentemente de portais comuns de pacientes, a MedCloud tem como objetivo proporcionar aos pacientes a melhor experiência no acesso e compartilhamento de exames. Bem como proporcionar a ele uma experiência digital.