PUC-PR e Medcloud: Eficiência na Clínica Veterinária Escola

2017-086DSC_3717-1-1024x684

A Clínica Veterinária Escola da PUC Paraná utiliza a Medcloud para agilizar processos e ganhar em qualidade de ensino.

1__ipl5_TU1YELsW0REmQXrg

A Clínica Veterinária Escola da PUC-PR, a CVE, funciona em Curitiba-PR desde 2016 e é uma das parceiras da Medcloud. Fundada em 1993, anteriormente era chamada de Unidade Hospitalar de Animais de Companhia e ficava localizada em São José dos Pinhais, na região metropolitana da cidade.

A CVE é parte do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a PUC-PR. Nela trabalham estudantes, residentes, colaboradores e professores do curso.

Além de atender a diversas especialidades da Medicina Veterinária, a CVE também oferece atendimento de emergência, tratamento de doenças, cirurgias, atendimento a animais selvagens, coleta de doação de sangue de cães e gatos, diversos tipos de exames e diagnóstico por imagem.

Maria Angélica Silveira Pires é gestora da clínica e afirma que a equipe encontrou a Medcloud quando buscava por uma solução que facilitasse o compartilhamento dos exames de imagem realizados na CVE com os alunos. “A gente buscou inovar e ter um sistema que que integrasse os laudos e as imagens com qualidade”.

2017-086DSC_3651-1-1024x684

Agilidade no Ensino
“Antes da Medcloud fazia-se o exame, a gente armazenava em um CD e em um HD externo, como um backup, depois o professor precisava vir na unidade para realizar o laudo, e o aluno protocolar uma solicitação para usar essas imagens”, afirma Maria Angélica. De acordo com ela, o processo acabava sendo complicado para toda a equipe da clínica.

Somado a isso, segundo a gestora, ainda havia um certo medo de perder esses exames, o que dificultava para o aluno. “Se ele precisasse fazer uma discussão de caso, estudar para uma prova, fazer algum tipo de trabalho, ele tinha que acessar o CD aqui na unidade, na nossa máquina, não podia levar para casa. Ou então ele trazia um CD dele mesmo e fazia uma cópia do exame.”

Atualmente, os alunos que fazem parte da CVE possuem acesso ao sistema Medcloud e conseguem acessar os exames em alta qualidade em qualquer lugar. “Agora com as permissões de acesso, ficou muito mais rápido e muito mais fácil”, relata.

Os professores que integram a Clínica Veterinária Escola também ganharam em praticidade. Antes da implementação da Medcloud, caso precisasse, ele tinha que ir até a Clínica — que não fica no campus da PUC Curitiba — para pegar o CD com as imagens e só então realizar o laudo. “Todas as imagens, todas as radiografias que são feitas no dia, agora já ficam disponíveis para esse professor consultar no aplicativo ou no portal na sala dele ou em qualquer outro local”, afirma a gestora.

Para ela, um ponto a ser destacado é a agilidade no ensino. Quando surge um caso novo ou desconhecido pelos alunos e residentes, eles rapidamente conseguem trocar informações com o professor. “O professor pode acessar de qualquer lugar. Então ele vê as imagens e já consegue tirar as dúvidas dos alunos sobre o diagnóstico”.

Além disso, a visualização da imagem em alta qualidade, permite um diagnóstico muito mais preciso. “Antes perdíamos muito em qualidade de imagem dependo do visualizador e se não tem qualidade não tinha como fazer avaliação para a cirurgia. Hoje além de o professor poder acessar os exames no próprio centro cirúrgico, conseguimos mostrar os exames em TVs nas salas de aulas”, conta Maria Angélica.

2017-086DSC_3658-1-1024x684

Facilidade para o cliente
Além de otimizar o fluxo de compartilhamento de exames entre a equipe interna da clínica, a solução da Medcloud também facilitou o compartilhamento externo dos exames de imagem. De acordo com a gestora, as imagens e laudo precisavam ser impressos para serem anexados ao prontuário e ainda eram colocadas em CDs, em que uma cópia era para ser entregue aos clientes.

“Muitas vezes esses clientes não sabiam baixar o visualizador DICOM para abrir o exame. Ou então ele precisava levar esses exames em outra clínica, essa clínica tinha outro visualizador e as imagens acabavam não abrindo. Era dificultoso pra nós e para os clientes”, diz.

Com a Medcloud, a CVE consegue criar usuários de acesso para os clientes visualizarem imagens e laudos em qualquer computador ou smartphone. “É um sistema muito fácil e intuitivo. Uma ferramenta que é muito próxima das ferramentas que todo mundo utiliza no dia a dia. É um site, é só acessar.”

Mais posts do blog

ver todos