ONA: tudo sobre a certificação de Acreditação

logoONA

Fundada há 20 anos no Brasil, a ONA é um método de avaliação de serviços de saúde que tem por objetivo a constante melhoria do setor.

A Organização Nacional de Acreditação, ONA, é um método de certificação de serviços de saúde no Brasil. É uma organização não-governamental que avalia se hospitais e clínicas do país atendem a padrões definidos internacionalmente.

A acreditação não possui caráter fiscalizatório, é um programa educativo que pode ser revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua. Além de sigiloso e não ter nenhuma informação divulgada, a Acreditação também deve ser solicitada pela própria instituição de saúde.

Criado em 1999 inspirada nas certificações norte-americanas e européias, tem como objetivo da ONA é a constante melhoria nos serviços de saúde do Brasil.

Quem pode solicitar Acreditação

Hospitais
Ambulatórios
Laboratórios
Serviços de Pronto Atendimento
Home Care
Serviços Oncológicos
Serviços de Medicina Hiperbárica
Serviços de Hemoterapia
Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva
Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear
Serviços Odontológicos
Serviços de Processamento de Roupas para a Saúde
Serviços de Dietoterapia
Serviços de Manipulação
Serviços de Esterilização e Reprocessamento de Materiais

Níveis de Acreditação

Nível 1 – Acreditado
A instituição cumpre 70% ou mais dos padrões definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Certificação válida por dois anos.

Nível 2 – Acreditado Pleno
Também válido por dois anos, a organização precisa atender a 80% ou mais dos padrões de qualidade e segurança e superar 70% dos padrões ONA de gestão integrada.

Nível 3 – Acreditado com Excelência
Superar 90% dos padrões de qualidade e segurança, superar 80% dos padrões de gestão integrada e, cumprir ao menos 70% dos padrões ONA de Excelência em Gestão. Nesse nível, a certificação é válida por 3 anos.

Importância

A Organização Nacional de Acreditação já tem uma atuação longa no mercado da gestão hospitalar e é reconhecida por qualificar padrões na área da saúde, de acordo com os valores de credibilidade, legitimidade, qualidade, ética e resultado.

Além de toda essa experiência, a certificação é uma ferramenta que ajuda a instituição acreditada a melhorar o seu o serviço de saúde, desde a assistência até a gestão.

Softwares que auxiliam na gestão de processos e melhoram a segurança das instituições de saúde, aumentam as chances de serviços de saúde se tornarem elegíveis, ganharem certificação ou ainda aumentarem seus níveis de Acreditação.

A Medcloud é uma ferramenta de gestão de exames de imagem 100% na nuvem. Além de possuir certificação da ANVISA, a solução otimiza processos, aumenta a segurança de armazenamento e oferece autonomia aos pacientes.

Mais posts do blog

ver todos