Você sabe qual é a jornada do paciente na sua clínica? Sabe quais pontos podem ser melhorados para torná-la mais efetiva e agradável?

O conceito de jornada do paciente tem se tornado cada vez mais presente na área de gestão em saúde. Ou seja, trata-se de um conceito muito importante e que deve ser levado em consideração dentro da sua clínica ou hospital. Quando se fala em jornada do paciente, a primeira coisa a ser lembrada é que existem outros fatores a serem levados em conta além do atendimento dado ao paciente. Fatores esses que são de extrema importância.

Afinal de contas, o que é a jornada do paciente?
Por jornada do paciente entende-se todo o processo que envolve desde o momento em que o paciente percebe algum sintoma ou característica diferente em seu corpo, o que geralmente é ocasionado por dor, até a finalização do atendimento.

No entanto, a finalização do atendimento não acontece quando o paciente é dispensado pelo médico que o atendeu. A jornada do paciente inclui aqui mais um ponto essencial para que se possa responder às duas questões levantadas logo no início deste artigo: o período pós-consulta.

Apesar de a jornada do paciente corresponder à toda a experiência que ele tem do começo ao fim em sua clínica, o período pós consulta acaba sendo um pilar essencial na construção desta experiência. Isso porque é neste momento que o paciente está apto para avaliar a forma como foi atendido, analisando inclusive a possibilidade de retorno caso necessite de atendimento futuramente.

A fidelização do paciente acontece no momento em que a sua clínica oferece a ele a possibilidade de uma experiência que condiga com as suas necessidades naquele momento. No entanto, essa experiência precisa corresponder ao perfil do paciente.

Personalizando a jornada do paciente
Ao acompanhar a jornada do paciente, é preciso pensar em um modelo que atenda às suas necessidades individuais e expectativas. Logo, é possível entender a necessidade da personalização, já que nenhum paciente é igual ao outro.

Pacientes que pesquisarão diversas indicações e referências antes de optar pela sua clínica. Pacientes que marcarão seus exames na primeira clínica que o Google oferecer como resposta. Pacientes que só se sentem seguros estabelecendo um contato mais próximo com o médico. Pacientes que preferem uma consulta pontual que apenas resolva o seu problema.

Eis apenas alguns dos inúmeros perfis de pacientes que você já atendeu (ou atenderá) em sua clínica. E, para cada um deles é preciso oferecer uma experiência agradável , o que garantirá o seu retorno no futuro.

A importância de aprimorar a jornada do paciente
Com base no que foi mencionado anteriormente, já se torna um pouco mais fácil entender porque aprimorar a jornada do paciente é tão importante. Você fideliza seus pacientes. Evita feedbacks ruins. E ainda pode contar com o melhor marketing que existe para a sua clínica: o boca a boca.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a jornada do paciente e sua importância dentro da área de gestão médica, é preciso se inteirar também sobre aspectos que podem ajudar a melhorar esse processo.
Otimizar a forma de agendamento da sua clínica, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de começar.

Muitos pacientes acabam se irritando com linhas congestionadas ou secretarias sem paciência, deixando até mesmo de agendar seus exames naquela clínica. Para evitar que isso aconteça, existem diversas opções de ferramentas cujo objetivo é agilizar o agendamento de consultas e exames em clínicas e hospitais. O que pode ser uma excelente opção para o seu problema.

Tecnologia aliada ao aprimoramento da jornada do paciente
Além de solucionar alguns problemas comumente enfrentados pelos pacientes em sua clínica, você ainda pode oferecer a eles outras opções que com certeza irão tornar a experiência do atendimento ainda mais agradável.

O Portal de Pacientes é uma dessas opções. Mais uma solução da Medcloud, ele foi desenvolvido especialmente para atender às necessidades do paciente. Isso porque através de um aplicativo instalado no celular o paciente pode:

– Acessar todos os seus exames em tempo real, a qualquer hora e em qualquer lugar;
– Manter sua história médica centralizada. Podendo fazer o compartilhamento da mesma com um novo médico quando necessário;
– Interagir com um especialista em um pré-compromisso virtual;
– Ouvir a voz de um diagnosticador explicando os resultados do exame em termos simples;
– Armazenar em tempo integral exames de qualquer tipo;

Esses são apenas alguns dos benefícios que o Portal de Pacientes da Medcloud pode oferecer. Contar com essa solução com certeza agregará e muito no aprimoramento da jornada dos pacientes da sua clínica.

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