Facilite a comunicação entre radiologistas e médicos solicitantes

doctores-hombre-mujer-pie-juntos_23-2148075675

Grandes hospitais ainda encontram dificuldade para estreitar a comunicação de radiologistas e solicitantes. Conheça a melhor forma de facilitar o compartilhamento de informações entre setores de clínicas e hospitais.

Diminuir o tempo necessário para um solicitante receber um exame, muitas vezes, faz toda diferença no diagnóstico e tratamento do paciente em questão. Por isso, hospitais de diversos lugares do mundo vem criando estratégias para estreitar a comunicação entre os radiologistas e demais setores.

Um estrudo recente publicado na Current Problems in Diagnostic Radiology, mostra um experimento feito em um grande hospital público em Atlanta, EUA. Os autores se empenharam em criar um fluxo de comunicação entre os setores do hospital.

Na situação em questão, foi implementado um sistema de diagrama para que os profissionais conseguissem entrar em contato com os radiologistas de forma mais rápida.

Nesse sistema, os solicitantes conseguem visualizar quais radiologista interpreta quais exames. Esse documento ficou impresso nos locais de grande circulação do hospital.

Eficácia

De acordo com os autores do estudo, “simplificar e melhorar a disponibilidade de radiologistas para consulta com equipes clínicas permite a otimização do atendimento clínico e aumenta o valor dos radiologistas nos sistemas de saúde”.

Porém, pensar em um sistema baseado em imprimir número de telefones para disponibilizar para os médicos parece um tanto arcaico para os dias de hoje.

Com o PACS 100% em nuvem da Medcloud, a comunicação entre setores de hospitais fica ainda mais eficiente. A necessidade de entrar em contato com o radiologista é eliminada. No momento em que um exame é enviado ao solicitante, o mesmo é notificado.

Além disso, a entrega do exame para o solicitante externo também é feita da mesma forma. Sendo assim, promove a agilidade na jornada do paciente mesmo quando o exame não é realizado no mesmo local da consulta médica.
E, a velocidade da entrega de resultados, em muitos casos, pode fazer toda diferença no tratamento do paciente.

Mais posts do blog

ver todos