Em novembro, as campanhas de saúde são voltadas para a prevenção e a conscientização do cânder de próstata.

Com o fim do mês de outubro e e o encerramento das campanhas de Outubro Rosa, inicia-se o mês de novembro, com mais um movimento que visa conscientizar a população sobre o câncer: o Novembro Azul.

O movimento internacional surgiu na Austrália em 2003 com campanhas para consicentizar o público masculino a respeito do câncer de próstata, uma importante causa de morte entre os homens.

Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ no Brasil para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Além disso, o movimento ainda tem como objetivo alertar a população masculina sobre a necessidade de cuidar do corpo e da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata periodicamente, são fundamentais para manter a saúde em dia.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é otipo mais comum entre os homens, sendo a causa a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Já na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Por isso, é importante que mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre os exames que detectam a doença, como o toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Comentários