Os sistemas de RIS e PACS são complementares na gestão de centros de imagem, entenda como os dados são compartilhados entre os sistemas.
Os sistemas RIS e PACS são fundamentais para o bom funcionamento de clínicas, hospitais e centros de diagnóstico por imagem. Com as funções de realizar a gestão administrativa e operacional, respectivamente, as ferramentas acompanham o paciente (e suas informações) em cada etapa da sua jornada.
Porém, ao contar com mais de um sistema para o mesmo fluxo, é normal surgir dúvidas sobre como acontece a migração de dados entre as plataformas. Isso porque, devido às demandas do dia a dia, fazer a inserção de dados em cada um dos ambientes pode ser um processo repetitivo e demorado.
Com um serviço de worklist, normalmente presente no RIS, da modalidade DICOM em funcionamento, o sistema praticamente elimina a entrada de dados redundantes ou a reconciliação manual de estudos interrompidos, outra melhoria de produtividade.
Ou seja, a função da worklist é fazer, automaticamente, o envio de dados inseridos no RIS para o PACS. Na prática, os dados cadastrais são inseridos no momento do agendamento, confirmação ou check-in do paciente e, no momento da realização dos exames, a worklist já envia os dados para o equipamento e, consequentemente para o PACS.
Como obter a melhor integração RIS/PACS?
A chave para obter resultados bem-sucedidos com um PACS depende muito da arquitetura de arquivamento, da infraestrutura de rede e da integração DICOM completa entre RIS, PACS e modalidades de imagem.
Além de garantir registro único do paciente, tornando o gerenciamento das informações mais completo quando combinado a outros dados clínicos, quando uma instituição contrata uma solução que já oferece PACS e RIS integrados, os processos de gerenciamento são otimizados.
Essa integração é garantida com os sistemas da Medcloud, completamente baseados na nuvem. Por isso, o PACS em nuvem permite que os dados sejam cruzados e as imagens gerenciadas mesmo a partir de acesso remoto.
A integração com o RIS também em nuvem consolida essa base, criando um registro de acesso universal para que radiologistas possam consultar dados sem ter de sair de um sistema e ingressar em outro.
A integração do PACS e RIS ainda auxilia na redução de custos, por fatores como diminuição no número de impressões de impressão, eliminação de taxas de servidores locais e também porque permite aumento da produtividade de toda a equipe.
Uma vez com o ambiente RIS e PACS nativamente integrado na nuvem da Medcloud, problemas frequentes relatados pelo mercado como falta de integrações, limitações quanto a licenciamento e acesso Web foram naturalmente sanados.
Além dos benefícios de um produto único com RIS e PACS em nuvem, a Medcloud inova mais uma vez adicionando sua IA ao RIS, além dos apps para dispositivos móveis.
Mais do que prover uma experiência nova aos usuários, a Medcloud levou em consideração frustrações relatadas por clientes ao utilizar soluções de mercado estagnadas que acabam por limitar fluxos operacionais de clínicas e hospitais.