Relacionamento com paciente

Marketing para clínicas: dicas para criar sua estratégia

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Entenda como simples estratégias de marketing podem alavancar seus negócios conquistando novos pacientes e fidelizando antigos.

Traçar uma estratégia de marketing é fundamental para qualquer tipo de negócio. O que não é diferente com instituições que prestam serviços na área da saúde. Porém, por suas especificidades, o marketing ou a propaganda para clínicas médicas ainda são temas que costumam assustar alguns profissionais da área.

Em um mercado em constante crescimento, como o da saúde, investir em marketing acaba sendo essencial. Isso porque uma estratégia de marketing de qualidade permite que as instituições de saúde se destaquem no mercado, atraindo ainda mais pacientes e fidelizando os que já foram conquistados.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, as estratégias de marketing não são apenas a divulgação da instituição em outdoors ou propagandas de televisão. O marketing médico permite trabalhar com a criação e comunicação de mensagens para os pacientes, além de estruturar estratégias que ajudam a entregar cada vez mais valor para o público.

Reunimos algumas dicas para incluir na sua estratégia para seu negócio crescer cada vez mais:

1. Siga as regras da publicidade médica

Por se tratar de serviços de saúde, existem algumas regras na divulgação de conteúdos para clínicas e médicos.

Ao planejar uma estratégia de marketing, a instituição precisa seguir os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina que regulam quais informações os médicos podem, ou não, publicar.

Por isso, é importante que o responsável pela elaboração dessa estratégia consulte a Resolução CFM Nº 1.974/2011, o Manual de Publicidade Médica também do CFM e o Código de Ética Médica.

2. Conheça seu público

Antes de mais nada você precisa conhecer o seu público. Para isso, você deve procurar entender e mapear quais são os perfis de cliente que você tem. Com isso é possível saber que tipo de informação e conteúdo seus pacientes consomem, qual tipo de atendimento eles valorizam, etc.

Quanto mais você souber sobre seu público, mais direcionada e eficaz será a sua estratégia de marketing. Porque assim, você estará produzindo conteúdos e conversando diretamente com seus pacientes em potencial.

Uma vez que o paciente for conquistado, condutas simples como um bom atendimento personalizado em todas as fases da jornada, e equipe cordial e bem treinada é extremamente importante para a imagem da sua clínica.

Profissionais prontos para atender às dúvidas dos pacientes e para resolvê-las o mais rápido possível, mantém o relacionamento com seus pacientes ainda mais estreito.
Outra forma de entender seu público é aplicando pesquisas de satisfação. Com elas, é possível saber exatamente quais os pontos fortes e fracos de seu serviço e trabalhar de forma mais assertiva.

3. Presença online

Ter presença digital é fundamental. Com a criação de um site é possível inserir informações importantes que, muito provavelmente, seu paciente está procurando online.

Considere todas as perguntas que seus pacientes costumam fazer na recepção ou até mesmo em ligações e insira no site. Horário de funcionamento, formas de contato, serviços prestados e preparo para exames são informações fundamentais.

Crie um site contendo todas essas informações de forma clara e objetiva, com uma interface simples de ser navegada e que tenha a cara da sua empresa.

Além disso, tudo que você inserir no site que possa oferecer mais comodidade para seu cliente, é visto como um ponto positivo do seu negócio. Alguns exemplos são: agendamento e pagamento online, acesso a resultados de exames e chat de atendimento.

Da mesma forma, criar conteúdo relevante é uma boa forma de que seu negócio seja encontrado por cada vez mais pessoas. Isso porque é comum que pacientes pesquisem sobre sintomas, doenças, tratamentos e diagnósticos.

Ao criar um blog com textos ricos, seu paciente encontrará sua clínica através dessa busca. Para isso, capriche na interface, nas imagens e nas técnicas de escrita para a internet, como o SEO.

Por fim, não esqueça de criar um perfil no Google Meu Negócio. É através dessa ferramenta para empresas do Google que seus clientes encontrarão informações sobre sua clínica. Mantenha atualizada com endereço, horários de funcionamento e fotos para ser encontrado por pessoas na sua região.

4. Esteja nas redes sociais

Se é para estar onde os pacientes estão, é imprescindível que seu negócio esteja nas principais redes sociais.

Os conteúdos das redes sociais, semelhantes aos do blog, devem responder às dúvidas de seus pacientes. Sempre com seriedade e compromisso com a qualidade das informações ali passadas.

Além disso, as redes sociais ainda aproximam você do seu público e permitem que você mantenha um bom relacionamento com seus pacientes e garanta uma boa imagem para a sua clínica.

Sendo assim, estabeleça uma linha de conversa direta, em que as solicitações sejam resolvidas de maneira rápida e fácil para que a solução chegue da melhor forma possível.

5 Utilize o WhatsApp para o Marketing

O WhatsApp é uma ferramenta que já faz parte do dia a dia de seus pacientes. Utilize esse canal para facilitar a comunicação entre seus clientes e seu negócio.

O WhatsApp oferece a opção comercial, que permite inserir informações como descrição, endereço, horário de atendimento, e-mail e site e profissionaliza seu perfil.

Além de ter um número à disposição para contato e agendamentos, considere utilizar o envio automático de informações importantes como preparo de exames, confirmação de agendamentos e lembretes.

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